Ice Cream Sandwich para Sony Ericsson e Motorola? Só ano que vem

Do Gizmodo, sobre a atualização do Android 4.0 “Ice Cream Sandwich” para aparelhos da Sony Ericsson e Motorola:

“O discurso das duas empresas — que postaram textos semelhantes com poucas horas de diferença — é parecido: o processo se estende na hora de adaptar o sistema a diversos tipos de hardware, as fabricantes de processadores (Nvidia, Texas Instruments, Qualcomm) precisam adaptá-lo também e, como era de se esperar, as fases que demandam mais tempo são as de ‘adaptação de conteúdo’ do sistema para as skins dos fabricantes e das operadoras. Elas, inclusive, ainda precisam aprovar a versão do sistema, o que pode demorar meses.”

Não é bem o que diz a Sony Ericsson:

“Ao contrário do que as pessoas pensam, não é a fase de ‘criação’, mas a de certificação e aprovação que consome mais tempo no processo quando se fala em lançar um novo software para nossos celulares. Essa é uma das maiores tarefas a que nos obrigam por sermos uma fabricante de celulares, coisa que a comunidade de ROMs personalizadas não precisa levar em consideração. no mais, ao colocar tantos esforços nesses testes e certificações, asseguramos a qualidade e conformidade no nível máximo, em benefício de todos os nossos clientes no mundo inteiro.”

Segundo a Motorola, que soltou um post menos detalhado, mas bem parecido com o da SE, após o envio às operadoras, o processo de testes e certificação pode levar até cinco meses.

Apesar disso, é certo que as camadas de personalização atrasam tudo, dificultam as atualizações e, no fim das contas, o benefício que trazem ao usuário sequer é notado — na verdade o efeito costumar ser contrário, gente reclamando de software intrusivo, gastão e ruim. Eu queria ler um post de fabricante justificando, sem o papo marketeiro de sempre, o porquê de não entregarem a experiência pura do Android.

Não sei qual a mágica da Apple, ou se ela passa por esses processos de aprovação antes de tornar as atualizações do iOS públicas, mas o deploy é sempre unificado. Na Microsoft, os processos de testes e homologação do Windows Phone são públicos, aí se alguém empaca o caminho, você sabe exatamente de quem reclamar. Quatro anos desde o lançamento do T-Mobile G1 e o Android ainda patina sem sair do lugar.

O código-fonte do Ice Cream Sandwich foi liberado dia 14 de novembro. Vejamos quanto tempo leva para a primeira atualização ser liberada…

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Notícias
3 comentários sobre “Ice Cream Sandwich para Sony Ericsson e Motorola? Só ano que vem
  1. Não por menos ja estou quase abrindo mão de um motorla com teclado fisico e versão 2.3, por um Galaxy Nexus sem o teclado que tanto queria, mas a ultima versão rodando. Que alias, estou tendo o prazer de usar diariamente e só tenho elogios…

  2. André disse:

    Ghedin, tem alguma informação se a Motorola realmente vai disponibilizar atualização pro Gingerbread este ano, como haviam prometido, para seus celulares, como o Miestone 2?