Programa de financiamento estudantil criado pelo Governo Federal

O FIES 2021 é um programa criado pelo Governo Federal para ajudar os estudantes que não conseguiram aprovação no SISU em uma Universidade pública, e não possuem condições financeiras atualmente para investir em uma da rede privada. O FIES 2021 nada mais é do que um empréstimo, porém, destinado exclusivamente para pagamento de dívidas estudantis, sendo desta forma, um dos principais meios de auxílio para jovens que desejam uma formação superior. 

Portanto, continue lendo este artigo para saber como conseguir uma vaga no financiamento do FIES e desta forma dar início a sua vida acadêmica!

Não deixe de conferir também o Boleto FIES.

FIES 2021

Criado pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), funciona como um empréstimo destinado aos estudantes que obtiveram boas notas no ENEM, porém, não conseguiram aprovação no SISU 2021.

Desta forma, o estudante que deseja ingressar em uma Universidade da rede privada, porém, não possui condições financeiras para arcar com as mensalidades, poderá solicitar o financiamento do FIES 2021.

Educa Mais Brasil Pós-Graduação 2021

Após o aluno solicitar esse benefício, ele deverá fazer pagamentos de valores baixos mensalmente para já ir diminuindo a sua dívida futura, e quando terminar o seu curso, ele deverá pagar o valor normal das mensalidades de seu curso.

Requisitos FIES

Infelizmente, não são todos que podem fazer uma solicitação de financiamento do FIES 2021, existem regras que definem que poderá ou não participar deste programa.

Veja abaixo quem pode se inscrever:

  • O candidato só poderá se inscrever caso ele tenha feito a prova do ENEM a partir de 2010 e sua nota média tenha sido acima de 450 pontos e não poderá ter tirado nota zero na redação;
  • Para participar do FIES, é preciso estar dentro de uma família cuja renda mensal per capita seja de até 3 salários mínimos;
  • Já para quem possui de 3 até 5 salário mínimos, poderá fazer a solicitação para o P-FIES, cujos juros são significativamente maiores do que a primeira modalidade.

Sendo assim, quem tiver todos os requisitos das regras destacadas acima, poderá fazer a solicitação do financiamento FIES 2021.

Porém, as regras para o P-FIES foram alteradas, sendo a partir de 2019, por ordem de inscrição e não mais por nota do ENEM, como declarado pelo portal G1, veja a seguir:

A regra para ser chamado para o P-Fies mudou: a convocação será feita por ordem de inscrição e não a classificatória. Em 2018, apenas 0,34% das vagas do P-Fies foram preenchidas.

Lembrando que o FIES não funciona como um programa de geração de bolsas de estudos como o Educa Mais Brasil 2021 e o PROUNI 2021 ele apenas faz o financiamento do curso para alunos em baixas condições financeiras.

Deixe uma resposta