O que é Arduino e o que você pode fazer com ele?

Foto de uma placa Arduino.Se você for como eu, mexer com eletrônica é algo que gostaria muito de fazer (pelo menos em teoria), mas as realidades do tempo escasso, falta de conhecimento e poucas recompensas o impedem de começar. É simplesmente muito difícil. Você gosta de dissecar gadgets quebrados, mas nunca faz nada além de juntar peças num dia chuvoso.

O Arduino é a resposta para tudo isso e, francamente, qualquer coisa que possa ser considerada divertida durante o aprendizado pode ser considerada uma verdadeira revolução na minha opinião.

Tecnicamente, o Arduino é uma controladora lógica programável. Oficialmente, porém, é uma plataforma de prototipagem eletrônica aberta. Mas o que isso significa?

Para eu ou você, é como um pequeno computador o qual você pode programar para fazer coisas e que interage com o mundo através de sensores eletrônicos, luzes e motores. Em essência, ele deixa projetos eletrônicos complexos acessíveis a qualquer um — dessa forma artistas e pessoas criativas podem concentrar-se em em transformar suas ideias em realidade. É a ferramenta de “fuçar” definitiva.

Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica aberta baseada em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. É destinada a artistas, designers, hobbistas e a qualquer um interessado em criar objetos ou ambientes interativos.

O que você pode fazer com ele?

Antes de falarmos sobre o que faz do Arduino um dispositivo revolucionário, acredito ser uma boa mostrar a você alguns dos meus projetos favoritos feitos com o Arduino.

Maker-Bot

Semana passada mostramos o Marker-Bot, uma impressora 3D. Bem, ele usa alguns Arduinos para controlar coisas como ejetar o plástico derretido do cabeçote da impressora até toda a movimentação.

Puff, o dragão mágico lutador robô

Todos os tipos de robôs são fortes candidatos a serem feitos com Arduino, mas este aqui é o mais engraçadinho que eu já vi. Usando um esquema básico de robô, dois motores e dois sensores de luz, esse rapazinho é capaz de encontrar uma fonte de calor, ir até ela e apagar o fogo — tudo de forma autônoma*.

* Autônoma significa que ele faz tudo por conta própria, sem controle humano.

Harpa de lasers

Uma explosão sensacional de sons e lasers — o que mais no mundo você poderia querer?

Tweet padeiro

Uma maneira simples de dizer aos seus clientes que o pãozinho acabou de sair do forno, o BakerTweet tem um dial de seleção para escolher o tipo de pão e um botão para Tweetar! Acredito que você concorde que este é um dos usos mais singulares do Arduino.

Cubos de LED

A melhor maneira de explicar este aqui é assistindo ao vídeo do (extremamente belo) cubo de LEDs 8x8x8 (isso dá 256 LEDs) totalmente controlado por um Arduino. Uau, esse com certeza vai para a minha to-do list, junto com outras 20 coisas que quero fazer primeiro! (O nível de dificuldade é mais elevado, vale dizer)

Diversão e jogos à parte, o que exatamente faz do Arduino algo tão especial? Existem outras controladoras programáveis por aí. E então?

Open source

Hardware e software são abertos (open source) — os esquemas estão disponíveis online, então se você não quiser comprar um Arduino pré-montado, sinta-se livre para comprar os componentes e fazê-lo você mesmo. Existem até mesmo clones que funcionam da mesma forma. Tenha em mente, claro, que comprando o dispositivo original você ajuda os criadores e o desenvolvimento futuro do Arduino.

Esquema completo do Arduino.

Quer fazer o seu próprio Arduino?

Conectividade

Sendo uma peça de hardware, o Arduino pode operar de forma independente (como um robô), conectado a um computador (desse modo dando ao computador acesso às informações dos sensores do mundo exterior e provendo feedback) ou conectado a outro Arduino ou outro equipamento eletrônico ou chips de controle. Praticamente qualquer coisa pode ser conectada e a única limitação são sua imaginação e boa vontade em dispensar algum tempo e esforço para aprender algo novo, além da disponibilidade de componentes. Se você pode pensar em algo, o Arduino pode fazê-lo.

Arduino conectado via USB.

Arduino e suas infinitas possibilidades de conexão.

Riqueza de suporte

Existem milhares de pessoas e organizações por aí engajadas no Arduino. Como resultado disso, se você estiver sem ideias, existem sempre algum projeto pré-codificado para construir, existem sempre novas maneiras de aprender. É, também, muito fácil começar.

Placa de LED mostrando 'Hello world... I love arduinos'.

'Hello world...' feito com Arduino.

Versatilidade e custo

Uma unidade oficial completa custa US$ 50 — muito menos que outras plataformas micro controladas, o que faz esses pequenos milagres da eletrônica serem acessíveis a hobbistas e instituições de ensino.

A linguagem de programação com a qual você trabalha é incrivelmente simples e deve ser familiar a qualquer um que tenha experiência com Java ou linguagens similares. (Ela é, na realidade, baseada na Processing)

O Arduino ainda é uma fantástica ferramenta de aprendizagem, com a qual você pode experimentar com eletrônicos e aprender as fundações. Na realidade, se tivéssemos isso quando eu estava na escola, tenho certeza de que teria virado um engenheiro de hardware.

Quer saber mais? Dê uma olhada neste curto documentário sobre o Arduino que vai um pouco mais fundo dos bastidores e motivações da criação do projeto. Muito dele está em italiano porque, se o nome não lhe deu a pista, o projeto teve início na Itália.

http://vimeo.com/18539129

É com muita alegria que lhes digo que o meu Arduino chegou ontem e, com alguns minutos, consegui ajustar o aplicativo de demonstração padrão em LED “hello world” com uma sirene que toca em intervalos aleatórios. Foi feito em, literalmente, alguns minutos.

Logo do MakeUseOf.Texto original por James Bruce. O MakeUseOf é um blog em expansão que apresenta sites legais, dicas de computador e downloads que o faz mais produtivo.

Fotos por Adafruit Industries.

Marcados com: , ,
Publicado em Curiosidades
3 comentários sobre “O que é Arduino e o que você pode fazer com ele?
  1. Andrei disse:

    Acho muito legal…
    quando me sobrar um dinheiro pretendo comprar um kit e começar a aprender hehehe

  2. Sempre tive curiosidade (muito mais do qeu facilidade) de aprender essa parte eletronica, e sempre achei os trablhos do Arduino genais. Essa do padeiro então foi genial! Quem sabe um dia…

  3. Guilherme disse:

    Eu já usei num projeto da faculdade, até tentamos botar todas as informações num blog abandonado (http://projeto39.wordpress.com/).
    Tendo criatividade, dá pra fazer coisas incríveis com ele.

    Pra quem já tiver mais habilidade com microcontroladores mas está curto de grana, recomendo o LaunchPad da Texas Instruments (http://goo.gl/HbH4z), que custa apenas US$4,30! Sim, o frete será mais caro que isso.