TabMemFree e BarTab descarregam abas no Chrome e Firefox para liberar memória do PC

O Safari do iOS tem um truque interessante para não saturar a pouca memória que o iPad e o iPhone têm: quando se passam alguns minutos com uma aba aberta sem uso, ou seja, sem ser acessada pelo usuário, ela é “descarregada”. Tudo bem que você perde o conteúdo de formulários e o ponto de rolagem (um saco no Tumblr), mas antes isso que o sistema lento e travado, né?

Chrome e Firefox podem, com a ajuda de extensões, ter o mesmo efeito.

No Chrome a extensão é a TabMemFree, mostrada hoje no Lifehacker. Ela permite definir o tempo de tolerância que, ao esgotar, descarrega a página. Parece simples (e talvez seja, não sei mesmo), mas no momento a extensão, que está na versão 0.1.1 (!), está bem bugada… Ela altera os favicons, sobrescreve o histórico e pode afetar outras extensões. O desenvolvedor alerta para não usá-la em ambientes de produção, mas é uma a ficar de olho.

No Firefox a situação é mais confortável. Lá a extensão atende pelo nome de BarTab e, além de fazer o que a TabMemFree faz no Chrome, ainda traz outros recursos, como recuperar as abas da sessão anterior sem recarregá-las de imediato (recurso que se tornou nativo no Firefox 8), adicionar exceções e decidir qual o comportamento ao clicar em uma aba “morta”.

Atualização (14h46): como apontou o leitor Hawk, a extensão acima, TabBar para Firefox, não é compatível com as versões mais recentes do navegador. Pelo que apurei, o autor decidiu descontinuar o trabalho depois que o Firefox 8 implementou a abertura de abas seletiva nas sessões e ele se formou.

Navegadores são grandes devoradores de RAM, mesmo o Chrome. Para sistemas que trabalham no limite, restringir o consumo pode ser uma boa saída para não comprometer a estabilidade da máquina.

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Dicas e Tutoriais
4 comentários sobre “TabMemFree e BarTab descarregam abas no Chrome e Firefox para liberar memória do PC
  1. Hawk disse:

    Não consegui instalar o BarTab, ele não é compatível com o Firefox 10.0.2. :(

    Ps.: “(…)mas é uma a fica de olho.(…)” Não entendi o que é isso. :D

  2. Ficar, falou um “r” ali.

    E, poxa, nisso que dá não testar a extensão antes de publicar… Parece que o criador abandonou o desenvolvimento da TabBar depois que o Firefox 8 passou a fazer a abertura seletiva de páginas nas sessões. Vou atualizar o post.

    []‘s!

  3. maranhao disse:

    O que me mantinha no FF era justamente o BarTab. Percebam como meu computador é capenga¹. :D
    -
    1. ou como eu sou um daqueles maníacos que abrem 80 abas e fica só em 2. :(

  4. Willder disse:

    Eu ainda não entendi o motivo de se falar tanto do alto consumo de memória dos navegadores. Tipo… abro 15 abas no Firefox (é comum), o consumo vai para lá de 400MB e continua tudo de boa.

    É claro que outras tarefas pesadas ficam lentas com isso, mais se eu tenho 15 abas abertas, eu estou navegando, então vou usar a memória para navegar.

    O problema para mim não é o consumo, são os travamentos (Oi Adobe, Flash… como vão vocês?). Por mim poderia gastar 1GB, desde que não travasse.