Use o Fences para ocultar ícones da área de trabalho com dois cliques

O Lifehacker tem a tradição de publicar, vez ou outra, áreas de trabalho bem modificadas e bonitonas. Sempre paro nos pré-requisitos para deixar a minha igual — é muito trabalho a troco de pouca coisa, de verdade.

Na última, porém, me saltou à vista justamente a simplicidade. “Hey, isso eu consigo fazer!”. Claro que não era tão simples assim, são umas duzentas extensões do Rainmeter, mas de qualquer forma consegui extrair algo legal (e, importante, fácil) de lá: o Fences.

Screenshot de divulgação do Fences Pro.

Fences: ícones organizadinhos na área de trabalho.

Calma, eu conheço o Fences desde o lançamento. É um utilitário da Stardock que permite organizar os ícones da área de trabalho em “cercados” (daí seu nome). O que me empolgou em dar uma chance ao programinha (o fato de ser da Stardock sempre me desanimou a tal) é um recurso que, acho eu, não havia nas primeiras versões: ocultar ícones com um clique duplo.

O próprio Windows faz isso, mas com *conta conta conta* três cliques, incluindo um menu de contexto no meio do caminho. Com o Fences, basta um clique duplo em qualquer lugar da área de trabalho e pronto, tchau ícones. Não é uma killer feature, mas dado o meu uso da área de trabalho como um espaço temporário e, eventualmente, beeeem temporário para alguns arquivos, acabou que, somada à organização nos cercados, vi ali um bom acréscimo ao mesmo setup. E o programa é ágil, leve e gratuito, logo… por que não?

Existe ainda uma versão paga com alguns truques legais como personalizar cores para cercados individualmente, definir regras para inclusão de arquivos nos cercados já existentes e reorganizar arquivos dentro deles segundo critérios como data, tamanho, nome do arquivo etc. Se interessou, prepare-se para “desinteressar”: ela custa US$ 19,95.

Marcados com: , ,
Publicado em Dicas e Tutoriais
17 comentários sobre “Use o Fences para ocultar ícones da área de trabalho com dois cliques
  1. Bruno Alberto disse:

    Se o foco do mouse estiver na área de trabalho, basta pressionar Esc no teclado que também funciona.

  2. Jorge Afonso disse:

    Err… Como posso dizer…. Eu não preciso disso, minha área de trabalho é ultralight. Ele tem só ícones para Computador, Documentos, Lixeira e o HTC Home (relógio + Calendário + Previsão do tempo a la HTC Style). O resto fica na superbar do Windows 7. Confira aqui:
    http://twitpic.com/5fvakm

  3. Charles Albert disse:

    Fences é muito show, faz bem mais de 2 anos que uso, pra quem usa a área de trabalho como uma área temporária, é uma mão na roda de fato. Penso em comprar o pago quando estiver mais confortável financeiramente, muito recurso interessante.

  4. Poxa, não deve ser tão dificil fazer um mini programa só com esse recurso de sumir tudo com dois cliques, ou talvez com uma tecla de atalho. Muito me interessou, pesquisarei sobre o assunto.

    • Seria interessante! O que talvez lhe impeça de conseguir é um “patent pending” abaixo da descrição do recurso no site da Stardock :-P

      []‘s!

      • Charles Albert disse:

        Só fazer 2 cliques com o botão direito, ou 3 com o botão esquerdo, ou uma combinação de ambos kkkkkkk

      • Poxa não sei como patentes funcionam, mas se o meu programa funcionar a base de tecla de atalho e se deslocar pra fora da visão da tela ao invez de ficarem ocultos propriamente dito, infrigiria a patente deles? :)

        • Creio que não, mas nunca se sabe… Se até o próprio clique duplo já tentaram patentear (mancada, Microsoft!), dá para esperar qualquer coisa desse sistema maluco de patentes dos EUA.

          []‘s!

        • Jorge Afonso disse:

          Deslocar os ícones… Hm… Isso me lembra o 360 Desktop.

          O programa basicamente bota um wallpaper de 360º de visão em sua área de trabalho. E, quando você asrrasta o wallpaper para outro ponto da vista dele, os ícones se escondem.

          Que tal simplismente um aplicativo standalone para fazer “Esc” sumir/aparecer os ícones? ou então, um ícone na traybar onde você clicando sobre ele, se faz o mesmo?

          • A idéia de deslocar foi só pra não ter problema com a patente desse que faz o icone sumir.

            E tirei a idéia de desloca-los lembrando de má praticas de programador web que joga algo pra fora do campo de visão mas que ainda vai ser lido pelo google ;)

            Tecla de atalho / Icone na traybar
            Mais alguma idéia boa por ai? :)

    • Pesquisa rapida e descobri que é só fazer um dois arquivos .reg, um pra ocultar outro pra aparece. Eu sei, pouco pratico. Mais alguns minutos e achei esse excelente programa:

      http://softwareok.com/?seite=Microsoft/AutoHideDesktopIcons

      - Inicializa minimizado (customizavel) com o windows
      - Esconde os icones depois de 5 segundos (customizavel) sem movimento do mouse
      - Mostra os icones com um clique do mouse (customizavel)
      - Fica na taskbar
      - Miseros 32KB !

      Não faria melhor eu mesmo :)