A web fará um blackout amanhã em protesto ao SOPA

Há uma forte movimentação em sites nascidos nos EUA contra o SOPA, a famigerada legislação em trâmite no Congresso norte americano que, se aprovada, promoverá uma caça às bruxas contra sites que colaboram e/ou fazem vista grossa à pirataria — ou assim dizem os responsáveis pelo projeto; na prática, o receio é de que isso é apenas um pretexto para instaurar a censura na web.

Escolheram o dia 18 de janeiro, também conhecido como amanhã, para promover uma série de blackouts e protestos online. A lista é grande e já conta com nomes de pesos, como alguns citados a seguir.

O Reddit vai parar o site durante 12h, substituindo os tradicionais links para memes, piadas, vídeos e imagens interessantes por outros que explicam o porquê do SOPA ser tão maléfico e relacionados.

Jimmy Wales, bem humorado no Twitter:

“Alerta aos estudantes! Façam seu dever de casa mais cedo. A Wikipedia protestará contra leis más na quarta-feira! #sopa”

A Wikipedia, apenas a versão inglesa, “fechará as portas” por 24h. E depois ainda vem pedir esmola :-P

Também no Twitter, Markus Persson confirmou que o site de Minecraft e de sua desenvolvedora, a Mojang, farão parte do blackout. Outro jogo que ficará indisponível amanhã em protesto ao SOPA será o do MMORPG Firefall.

A rede de sites Cheezburguer também será tirada do ar. No caso do Scribd, site que recebe e exibe documentos, os mais de um bilhão deles “sumirão”, palavra por palavra, aos olhos dos usuários na quarta. Uma mensagem explicando o motivo disso surgirá para os usuários:

“O Congresso está empurrando uma legislação que ameaça o futuro da Internet. Com essa legislação em vigor, domínios inteiros como o Scribd podem simplesmente ser banidos da web. Ligue ou escreva para seus Representantes ou Senadores para PARA o SOPA e o PIPA.”

PIPA é outro projeto de lei com escopo semelhante, mas menor força, que tramita no Congresso.

O objetivo da remoção desse time de peso da web por um dia é mobilizar as pessoas a ligarem para o Congresso e se posicionarem contra o SOPA e o PIPA. É bem provável que a iniciativa surta algum efeito, apesar das críticas. Dick Costolo, CEO do Twitter, por exemplo, disse que tirar um serviço global do ar por um dia inteiro em resposta a uma problemática interna, de um país, é “bobagem”. Em meio à polêmica, Matthew Prince, da CloudFare, um sistema de CDN, avisou ao PandoDaily que eles colocaram no ar uma alternativa “menos boba”, que não derruba o site, mas faz o protesto censurando algumas palavras. A quem se interessar, está aqui.

Prepare-se, pois amanhã será um dia… diferente na web.

Marcados com: , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em Notícias
18 comentários sobre “A web fará um blackout amanhã em protesto ao SOPA
  1. Nós da Ubuntu-BR-SC também aderimos ao protesto. Apesar de provavelmente “machucar” nosso SEO, é melhor do que sentar a bunda na cadeira e esperar os políticos tirarem a única “arma” que ainda funciona contra eles.

    • André disse:

      A atuação de vocês e nada é a mesma coisa. Como coisa que o Governo dos EUA está preocupado com seu site. Por que não tiram o site do ar em protesto à Internet censurada na China e na Coreia do Norte, que são muito piores?

      • Se fossemos pensar assim, qualquer atuação “pequena” seria nada. Essa é a nossa forma de dizer que somos contra a lei, simples.

        Se vai mudar o mundo ou se os EUA vão olhar para o nosso e outros sites saindo do ar (Wiki/Reddit for example) eu não sei, mas somos contra essa lei e é a nossa forma de mostrar isso.

        • É algo que nos afeta diretamente, afinal, o Gemind está numa hospedagem americana. As chances de algo do SOPA/PIPA respingar aqui são bem menores que num “Gemind americano”, mas existe.

          Nesse contexto, eu só não vejo como um protesto feito aqui pode impactar na decisão do Congresso norte americano. E, justamente por isso, o Gemind não aderirá ao protesto…

          []‘s!

          • André disse:

            Não. Não nos afeta, não. E se afetar, como se resolve? Tira o site do servidor e colocando em outro, ué. Qdo o GoDaddy declarou abertamente que apoiava o SOPA, perdeu MUITOS (mas muitos MESMO) de clientes. Num instantinho reviram sua posição.

            Mas agradeço a sugestão de discussão do tema (ainda que de forma indireta).

          • Se formos obrigados a trocar de servidor em virtude do SOPA, este nos afetou, ora.

            []‘s!

          • André disse:

            Desculpe, discordo. Dizer que vc trocou de hospedagem por não concordância ao caldo verde, digo, SOPA não é afetar em ampla escala. Não é dizer que vc está impedido de escrever o que quer. O mundo não é preto e branco.

          • Nah, não digo trocar por escolha, por opção. Estou me referindo ao seguinte caso hipotético: digamos que o SOPA entre em vigor e alguém rastreie um link publicado nos comentários julgado como pirataria e, nessa, a SpeedySparrow seja obrigada a nos tirar do ar (já que está nos EUA). Aí a lei nos afetaria diretamente, sim.

            É bastante improvável (por isso disse que as chances de respingar aqui são pequenas), mas pode acontecer.

            []‘s!

        • André disse:

          Que tal mostrar como vc é contra esta lei doando alimentos não-perecíveis a pessoas pobres? Que tal doar brinquedos a orfanatos? Que tal dar uma gorjeta legal ao garçom que o serve? Eu nunca tinha ouvido falar do site de vocês e outros milhões de brasileiros também não (e muitos destes continuarão sem conhecer), Logo, pode tirar do ar o qto quiser, é apenas sofativismo.

          eu até tenho muitas definições para este tipo de ato de vocês, mas hoje estou gentil e educado.

          Reitero a pergunta: vocês vão tirar o site de vocês do ar em protesto ao que se faz na China? Não, não vai. Ficará só no blábláblá, mesmo.

          • Você me conhece para saber se faço qualquer um desses atos? Não. Faço doações na medida que posso, me junto a protestos quando acho-os certos, meus brinquedos foram todos doados… com exceção de alguns consoles antigos que quero dar ao meu filho quando mesmo aparecer no mundo.

            Se você não gosta da nossa atitude, tudo bem. Não pedi em momento algum para você ter a mesma. Agora vim falar de alguém sem antes a conhecer é sacanagem.

            Quanto ao site, foi lançado ontem a tarde. Blog do LoCo Team SC.

          • André disse:

            U-au! O site foi lançado ontem e amanhã sairá do ar. Boa, champs! Estou impressionado com sua revolta. E sim, posso ter a opinião que quiser a respeito de sua atitude. Chama-se “liberdade”. A mesma liberdade de pensamento que vc finge defender, mas mostra-se tão autocrático quanto os “vilões” que finge combater.

            Façamos o seguinte então: vc tira seu site do ar, eu continuo com a mesma opinião a respeito de sua… cahan… atitude, e todos nós ficaremos felizes, onde pedirei pra minha irmã colocar um vestidinho azul e passearei com ela por uma estrada de tijolos amarelos, ok?

            Beijo na mulherada.

  2. C. Aquino disse:

    E o Gemind? Minha coluna de amanhã vai tentar explicar como o SOPA pode afetar diretamente quem lida com jogos e qual foi a resposta dos desenvolvedores.

    • Não sei como é o sistema legislativo americano, mas se for como o brasileiro ou ao menos parecido, o Presidente só dá pitaco depois que a lei passa pelo Congresso — aí sim ele pode vetar e tudo mais.

      Vale a menção (obrigado!), mas não invalida o post — até onde sabemos, os protestos de amanhã continuam de pé.

      []‘s!

  3. @André Só vou se deixar meu irmão se vestir com uma calça azul com bolinhas amarelas para combinar ;)

    On a side note, o site foi lançado ontem mas o grupo regional está ai faz anos. De qualquer forma, sua opinião é sua e a minha é minha. Se quiser pensar que finjo defender algo, go ahead.