Skyrim ganhará Creation Kit e MODs serão distribuídos pelo Steam

Skyrim.

Além do mouse e teclado e das configurações variadas, outra grande vantagem de se jogar no PC reside nas possibilidades de extensão/modificação dos jogos. As MODs. Grandes games, como Counter-Strike, começaram suas carreiras dessa forma; daí você tira a importância e o impacto que ambientes favoráveis a desenvolvedores podem dar a um dado título.

Tido por muitos como o jogo do ano, The Elder Scrolls V: Skyrim em breve ganhará fôlego novo e virtualmente infinito, desde que você jogue a versão para PC.

No final de novembro, causou estranheza a atitude da Bethesda, desenvolvedora de Skyrim, de eliminar o suporte a modificações no jogo. Pelo visto, estavam apenas evitando que interessados gastassem tempo e esforço fora da plataforma. Isso porque recentemente ela anunciou que o Creation Kit, a ferramenta oficial inclusive utilizada para a criação de Skyrim, será disponibilizada gratuitamente em janeiro. MODs “oficiais”, o caminho está aberto!

Logo do Creation Kit.

Creation Kit: MODs para Skyrim.

Além de facilitar a criação de MODs, a Bethesda também se uniu à Valve, dona do Steam, para habilitar o jogo para o Steam Workshop. Até hoje esse recurso só havia sido usado por Team Fortress 2, jogo F2P da própria Valve que há um bom tempo funciona meio que como um laboratório de testes para novos recursos do Steam.

No Workshop, MODs criados pela comunidade são distribuídos de forma organizada e com a instalação a dois cliques. Num universo acostumado a arquivos espalhados em servidores diversos e instalação que requer atenção para descompactar e salvar incontáveis arquivos nas pastas corretas, é um alívio.

Resta saber, e aí eu conto com a ajuda dos leitores entusiastas/desenvolvedores, se o fato de ser um ambiente “controlado”, oficial, limita de alguma forma o que pode e o que não pode ser mexido em Skyrim. A princípio a iniciativa é muito legal — ganham os desenvolvedores, com uma ferramenta teoricamente mais poderosa e fácil de mexer, ganham os jogadores, com acesso e instalação fáceis a todas as modificações produzidas. Mas sabe como é: quando a esmola é demais, o santo desconfia…

Marcados com: , , , , , , ,
Publicado em Notícias
Um comentário sobre “Skyrim ganhará Creation Kit e MODs serão distribuídos pelo Steam
  1. C. Aquino disse:

    O que a Bethesda fez antes foi travar a criação de mods que alterassem o executável do jogo. Afinal, alterar o .EXE de um produto já é meio caminho andado para a pirataria. Por outro lado, alguns dos melhores mods de Fallout 3 se utilizavam deste recurso.

    Quanto à combinação Steam + Bethesda, parece perfeita. Se a esmola é demais, vale lembrar que os mods prolongam e muito a vida útil de um título. O terceiro Elder Scrolls, Morrowind, continua ativo, com entusiastas criando mods mesmo nove anos depois do lançamento. Qual desenvolvedora não gosta de ver valor agregado ao seu produto sem gastar um centavo?