Facebook firma acordo com FTC para garantir privacidade e transparência na rede social

Foto padrão de Mark Zuckerberg.

Mark Zuckerberg.

O Facebook não tem rivais à altura, ainda. Seu maior adversário, muito provavelmente, é ele mesmo, principalmente quando chegamos ao assunto privacidade. Problema recorrente na rede social, não são raras as reclamações de usuários que compartilham mais do que queriam, com pessoas com quem não gostariam de fazê-lo. É culpa da ferramenta ou do usuário?

Da ferramenta, segundo Mark Zuckerberg. Num post sobre o comprometimento do Facebook para com a transparência e privacidade, o cofundador e CEO do site admitiu que eles “cometeram um punhado de erros” no passado, especialmente na grande (e catastrófica) mudança no final de 2009, capítulo que, ainda segundo Zuck, eclipsou muitas das boas iniciativas do site visando resguardar a privacidade dos usuários.

O post passeia por várias ações e mudanças feitas no Facebook para reforçar e clarificar as opções de privacidade do usuário — mais de 20 novidades nos últimos 18 meses —, a criação de novos cargos de chefia na área (executivo chefe de políticas de privacidade e de produtos de privacidade) e, não menos importante, o fechamento de um acordo com a FTC, órgão americano que seria mais ou menos o equivalente de lá ao nosso PROCON.

Neste acordo, que vale por 20 anos, o Facebook se compromete a tornar todas as alterações na privacidade serão do tipo “opt-in”, ou seja, precisarão de autorização expressa do usuário, além de abrir as portas para avaliações periódicas conduzidas por auditores terceiros. Outra promessa muito interessante é a de “impedir o acesso a qualquer material, por qualquer um, 30 dias após uma conta ser excluída do serviço”.

O acordo é bom para os americanos e os benefícios se estendem para o mundo inteiro. Com o poder cada vez maior do Facebook e as investidas no compartilhamento sem fricção, saber exatamente o que e com quem é compartilhado é um passo importante para evitar transtornos — dos pequenos aos enormes.

Marcados com: , , ,
Publicado em Notícias