Controlando o Media Player Classic a partir do Android

Uma das muitas qualidades do bom e velho HP Touchsmart tx2 era o seu controle remoto. Ligava a saída VGA à TV, me sentava confortavelmente no sofá e controlava o DVD, o Media Player… bons tempos.

Com a chegada do novo laptop e sua conexão HDMI, me animei pensando que, finalmente, poderia usar o controle remoto da TV através de alguma API ou programa, através da especificação CEC embutida em praticamente todo equipamento de áudio e vídeo hoje em dia. A Samsung, por exemplo, dá o nome de Anynet+, mas, na realidade, é apenas uma funcionalidade do padrão HDMI.

Para o meu desconsolo, nem a AMD, nem a NVIDIA e muito menos a Intel se dispuseram a aproveitar essa característica. Ainda.

Sendo assim, me restou procurar por aí algo que controlasse o Media Player remotamente. A opção de um controle remoto físico foi logo descartada, porque seria mais uma fiação… minha ideia era só ligar o HDMI e pronto.

Felizmente, o Android Market é repleto de opções. A mais simples de todas, para controlar apenas o Media Player Classic é o MPC Remote, um ótimo trabalho, completamente gratuito e sem propagandas!

Interface do MPC Remote para Android

Interface do MPC Remote para Android.

Pouca gente sabe, mas o Media Player Classic tem uma interface acessível através do protocolo HTTP. Esse é o “pulo do gato”: nada de instalar outros servidores, APIs, executáveis… basta habilitar, como na figura abaixo:

Interface HTTP do MPC

Interface HTTP do MPC. (Clique para ampliar)

Depois disso, baixe o MPC Remote no seu Android (qualquer versão a partir da 1.6!). Vá em Preferences e coloque o IP do computador onde está o Media Player Classic, a porta (que por padrão é 13579) e… Pronto!

A opção Browser navega pelo HD do computador e, quando você achar o arquivo que deseja ver, clique sobre ele. Simples assim.

Na botão Controls você pode pausar, voltar, adiantar, colocar em tela cheia, voltar ao modo janela, escolher a legenda, alterar o volume, tirar uma foto do frame que está na tela e por aí vai.

Agora, com licença que vou me colocar em dia com Fringe

Marcados com: , ,
Publicado em Dicas e Tutoriais
8 comentários sobre “Controlando o Media Player Classic a partir do Android
  1. T E Lawrence disse:

    Show de bola!!

    _____
    42

  2. rositti disse:

    Existem pelo menos 3 programas mais completos que este eu uso o gmote no meu HTPC,tem o remote droid tb ,sei q existe o gremote q usa bluetooth…

  3. GabrielZiks disse:

    O XBMC (XBOX Media Center) Remote é muito mais legal =]
    Além de controlar todo o Media Center, o próprio tem um visual muito mais agradável podendo ainda ver fotos, previsão do tempo e feed de notícias que preferir.
    Na minha opinião é melhor mas este também é uma boa dica.
    ;)

  4. Filipe disse:

    Gostei muito do app, para ficar perfeito para mim poderia funcionar em landscape, seria mais fácil para usar a linha do tempo.

    E a opção de browser não funcionou direito comigo, não consigo visualizar meus arquivos, só mostra uma pasta ou outra.