Clea.Nr remove tudo do YouTube, menos os vídeos

O YouTube é o maior site de vídeos do mundo e, dessa forma, atrai todo tipo de gente, dos artistas e jornalistas que produzem conteúdo legal, aos malucos sem noção de vídeos bizarros e, principalmente, comentários, quando muito, desprezíveis.

Por ser um site grande e depender de muita banda para funcionar (afinal, vídeo, por mais otimizado que seja, é pesado para a web), o Google precisa encher o site de propagandas. São opcionais, mas raros são os canais que abdicam delas — o do Gemind não tem, viu?

É um caos, para resumir. Além desses elementos, o layout não é dos mais agradáveis, nem com a iminente atualização Cosmic Panda. Mas e se desse para eliminar tudo o que desagrada no YouTube e deixar apenas o essencial, apenas os vídeos? Agora dá.

Screenshot da página inicial do YouTube com o Clea.Nr.

Esta é a página inicial do YouTube com o Clea.Nr. (Clique para ampliar)

Com a extensão Clea.Nr, disponível para Chrome, Firefox e Safari, ver vídeos no YouTube se torna uma experiência bem mais agradável. O layout do site é completamente alterado e se torna extremamente miminalista. Restam apenas itens indispensáveis, como busca (e seus resultados), links da conta, título e botão de inscrição dos vídeos em exibição.

Um detalhe bem legal e impressionante é que mesmo a publicidade dentro dos vídeos some. Aquele retângulo na área inferior e as propagandas pré-vídeo, comuns em canais como o Vevo, vão embora sem deixar rastros — experimente um “antes e depois” com este. Para melhorar ainda mais a experiência, as páginas dos vídeos ganham um link “Dim Lights”, que “apaga” as luzes para destacar o player.

Página de vídeo com o Clea.Nr ativado.

Página de vídeo com o Clea.Nr ativado. (Clique para ampliar)

Se eventualmente você quiser fazer uma visita ao zoológico à área de comentários do YouTube, outro link, no rodapé da página, mostra com um clique os comentários feitos no vídeo, além das informações e vídeos relacionados.

A extensão é simples, basta instalar e esquecer que ela existe. Opcionalmente, também dá para ativar um recurso que limpa o site da Amazon. Menos útil aqui, pois a loja não vende tantas coisas para o Brasil, e mesmo lá fora, já que os comentários aos produtos da Amazon, na média, estão alguns anos-luz à frente dos do YouTube. De qualquer forma, fica o registro.

Via Lifehacker.

Marcados com: , , ,
Publicado em Dicas e Tutoriais
4 comentários sobre “Clea.Nr remove tudo do YouTube, menos os vídeos
  1. Faltou tachar “ao zoológico”, certo?

  2. Celso Nunes disse:

    Muito boa essa opção. Já uso um script do Stylish, que coloca o Google no padrão antigo sem essas barras pretas (revert to light theme). E agora, com essa do Youtube, ficou perfeição!