iPhone 4S vs. Câmeras profissionais: o smartphone da Apple está mandando bem!

Foto do iPhone 4S sendo ligado.

iPhone 4S: como smartphone, é uma bela câmera digital.

Um dos maiores problemas que quem resolveu “aposentar” a câmera digital e passar a usar a que vem com o iPhone no dia-a-dia enfrenta sempre foi a qualidade das imagens. Não só com o iPhone, mas com a maioria dos smartphones que têm lá seus tantos megapixels de resolução, mas que com lentes e sensores ruins, acabam decepcionando nas cores e no excesso de granulação.

Com o tempo, as fabricantes perceberam que era preciso fazer algo em relação a isso, já que até mesmo no Flickr, serviço de compartilhamento de imagens queridinho dos fotógrafos, a maioria dos envios é de imagens produzidas em smartphones da Apple. De geração em geração, o iPhone foi ganhando pontos na qualidade das suas imagens, que vêm ficando cada vez mais nítidas e bonitas — e parece ter atingido um novo patamar com o iPhone 4S.

O pessoal do Gadget Venue teve o trabalho de colocar uma mesma foto, feita com todas as encarnações do iPhone (original/Classic, 3G, 3GS, 4 e o novíssimo 4S), lado a lado para mostrar como a qualidade vem melhorando ano após ano. Dê uma olhadinha nas duas imagens abaixo:

Foto de um prédio tirada com todos os iPhone já lançados.

Comparativo de imagens entre versões do iPhone. (2)

Foto de um acessório tirada com todas as versões do iPhone já lançadas.

Comparativo de imagens entre versões do iPhone.

Lógico que trabalhos feitos com câmeras profissionais (e focadas em apenas tirar fotos, e não também fazer ligações, mandar SMSs, abrir aplicativos e toda uma sorte de coisas que se faz em um iPhone) saem sempre muito melhores, mas você há de convir que esse é realmente um ótimo resultado para fotos do dia-a-dia.

A equipe do PetaPixel destaca que a qualidade da câmera para vídeos também está bastante superior ao que se poderia esperar de um smartphone, com imagens quase tão nítidas quanto as de uma caríssima Canon 5D MK II:

http://vimeo.com/30606785

Pode não ser suficiente, ainda, para aposentar a sua DSLR, mas aquela Cyber-shot velha de guerra já pode passar o bastão para o iPhone 4S com a certeza de que será bem sucedida.

Foto: Brett Jordan/Flickr.

Marcados com: ,
Publicado em Curiosidades
6 comentários sobre “iPhone 4S vs. Câmeras profissionais: o smartphone da Apple está mandando bem!
  1. Rodrigo Fante disse:

    Aqui eu já aposentei a point and shoot e coloquei o iPhone 4 no lugar, agora ainda é impossível comparar com DSLRs realmente, a qualidade melhorou, chegou nas compactas, mas não chega nem perto de ser o suficiente para fotos profissionais.

    • Engraçado que eu fiz justamente o caminho contrário :-) . Tinha um N82, cuja câmera, em condições ideais, era bem boa… Depois troquei ele por um Samsung Galaxy 5, cuja câmera só serve pra fazer foto hipster no picplz, e peguei uma Lumix FZ35, que não chega a ser uma DSLR, mas tem tamanho e controles manuais de uma.

      []‘s!

      • Rodrigo Fante disse:

        Eu tenho uma Fujifilm S10, ótima câmera, ainda melhor que a foto do celular embora tenha uns 2 anos de vida, porém é muito incomoda ficar andando com ela para cima e para baixo, o celular é muito mais prático com custo baixo de perda de qualidade, só levo a fuji para locais específicos onde quero a foto com alguma qualidade a mais ou vou usar os controles manuais.

      • Alguns meses atras estava num grande dilema: manter minha DSLR e comprar um cel com camera boa pra quando preciso de portabilidade mais que qualidade

        ou

        vender minha DSLR comprar um compacta e um smartphone mais focado em desempenho mesmo.

        Escolhi a 2a opção. Por melhor que a qualidade das fotos dos smartphones estejam boas pro dia a dia, a bateria não dura 15 horas. Uma coisa é a bateria da minha camera compacta acabar e eu ficar sem foto, a outra é a do smartphone e eu ficar sem foto, sem ligação, sem gps…