Dá para burlar o “Face Unlock” do Android 4.0 com uma foto?

O Android 4.0 Ice Cream Sandwich deu um banho de loja para o sistema, mais dezenas de recursos e atualizações nos programas nativos. Alguns triviais, apenas para mantê-lo a par com seus competidores, outros realmente inovadores — como o Face Unlock.

O Face Unlock é uma maneira alternativa de destravar a tela do aparelho e soma-se ao “arrastar o dedo no cadeado” e à sequência/senha dos pontinhos. Foi desenvolvido pela PittPatt, startup de Pittsburgh adquirida pelo Google no começo do ano e tem um funcionamento fácil de entender: basta mostrar o rosto para a câmera frontal do smartphone e aguardar ele reconhecê-lo como seu dono, destravando a tela em seguida. Simples assim.

Imagem de divulgação do Face Unlock, no Android 4.0.

Face Unlock: fácil de burlar? O Google diz que não.

Tão simples que, no mesmo dia em que foi anunciado, o Face Unlock gerou muitas dúvidas entre os possíveis futuros proprietários do Galaxy Nexus: afinal, o quão seguro é esse sistema? Dà para burlá-lo com, por exemplo, uma foto?

Resposta curta: não. Pelo menos é o que o Google afirma. E… bom, só tem resposta curta por enquanto. Um dos que questionaram a segurança do recurso foi Koushik Dutta, líder do desenvolvimento do CyanogenMod, uma das ROMs alternativas Android mais populares. Tim Bray, espécie de evangelista de Android no Google, disse que não é bem assim e pediu “um voto de confiança” na empresa.

Os detalhes sobre como o Face Unlock não se deixa enganar por fotos ainda são escassos, mas, hoje, o método mais seguro e que evita problemas como luminosidade diferente da foto usada como parâmetro é a detecção 3D, como explica este texto. A análise da profundidade dos eixos que formam o rosto e criam padrões compreensíveis pelo sistema independe da luz e é capaz até de analisar rostos que não estejam corretamente alinhados à câmera e com expressões faciais, mas é bem impossível saber, por ora, se a frontal do Galaxy Nexus conta com tecnologia similar. Outra saída que nos ocorreu por aqui é a de que imagens estáticas talvez, como fotos, talvez sejam inefetivas no Face Unlock. O jeito é esperar o Google ou algum hacker ocioso/interessado se manifestar

E vale lembrar que, apesar do “oba-oba” em torno do Face Unlock, já existe tecnologia similar no meio móvel. Ganhador de uma competição de ideias na Nokia World 2012, o Facelock faz basicamente a mesma coisa em smartphones Symbian. Tem na Ovi Nokia Store.

Marcados com: , , , , , ,
Publicado em Notícias
2 comentários sobre “Dá para burlar o “Face Unlock” do Android 4.0 com uma foto?
  1. Hawk disse:

    Meu notebook da Lenovo veio com este sistema. Acho que é proprietário da Lenovo.
    Mas não gosto de usá-lo, prefiro digitar senhas.

    • Isso, o VeriFace. É exclusivo da Lenovo mesmo. Para todos os outros, existe o Blink!, da Luxand.

      Nunca testei nenhum, embora já tenha visto o da Lenovo em ação. O problema é que ele tem um atraso pra carregar — é o tempo de digitar a senha e apertar Enter :-P

      []‘s!