Como se cadastrar no Facebook?

O Facebook é a maior rede social do mundo, com cerca de 600 milhões de usuários cadastrados. Cada vez mais presente na Internet, com incursões como o botão “Curtir”, comentários e aplicativos para celulares, a rede é cada vez mais presente na vida das pessoas, inclusive no Brasil.

Como toda rede social, o Facebook também requer um cadastro, gratuito e relativamente fácil de ser preenchido. Existem alguns detalhes nos quais os futuros membros devem ficar atentos, e justamente por esse motivo o tutorial presente se faz necessário.

Como criar um perfil no Facebook?

A primeira ação a ser tomada é acessar o site do Facebook, em http://www.facebook.com. Se seu computador estiver configurado corretamente para o idioma português do Brasil e com as configurações locais no Brasil, o site será exibido já em português. Se não for o caso, basta clicar, no rodapé da página, no link “Português (Brasil)” ou, se preferir, digitar na barra de endereços a URL localizada, http://www.facebook.com.br.

Logo de cara, o formulário de cadastro aparece. Ele é bem direto e fácil de entender, com poucos campos a serem preenchidos.

Formulário de cadastro no Facebook.

Formulário de cadastro no Facebook.

Só para maiores — de 13 anos…

Fique atento quanto a data de nascimento! O Facebook proíbe que pessoas com menos de 13 (treze) anos se cadastrem. Se for esse o seu caso, a recomendação é esperar o tempo passar para, quando com a idade mínima, entrar na brincadeira. Se por um acaso a data for preenchida incorretamente, de modo que a idade fique abaixo da permitida, o Facebook “travará” o formulário de cadastro, exibindo a seguinte mensagem: “Você não possui os requisitos mínimos para entrar no Facebook” ou “Você está inelegível para se registrar no Facebook”.

Formulário de cadastro no Facebook.

Formulário de cadastro no Facebook.

Será preciso limpar os cookies do navegador para trazer o formulário de volta à vida. Em qualquer um, pressione, juntas, as teclas Ctrl + Shift + Del para abrir o utilitário de limpeza. Marque a opção referente aos cookis e inicie a limpeza. No Chrome, por exemplo, é assim:

Janela de limpeza de dados de navegação, no Chrome.

Limpando cookies no Chrome.

CAPTCHA

Se o cadastro foi preenchido corretamente, sem erros em nenhum dos outros campos, a tela seguinte apresentará um CAPTCHA, as famosas letrinhas que devem ser copiadas. Esse mecanismo é uma barreira contra scripts que criam contas fake, dificultando a vida de quem faz isso. No caso de seres humanos, basta transcrever o que aparece na caixa e clicar, novamente, no botão “Cadastre-se”.

CAPTCHA no ato de cadastro no Facebook.

CAPTCHA para separar humanos de scripts.

Bem-vindo ao Facebook!

Parabéns, você está no Facebook! Mas o trabalho inicial ainda não acabou. Antes de dar acesso ao mural e tudo mais, o Facebook oferece três etapas de iniciação, que ajudam a preencher seu perfil. Essas etapas são opcionais e todas acessíveis posteriormente dentro do próprio Facebook. Se não quiser fazer isso agora, basta clicar no link “Pular esta etapa”, no rodapé de cada página. Se quiser, o que é bastante recomendável, siga as dicas a seguir!

As três etapas iniciais

Adicionando amigos de outros locais

Primeira etapa: localizar amigos que estão em outras redes e/ou email.

Localizar amigos. (Clique para ampliar)

A primeira tela serve para adicionar amigos de forma fácil. O Facebook oferece acesso ao contatos do Gmail, Windows Live Messenger, Hotmail e outro serviço de email. Tudo o que você precisa fazer é inserir seu email no campo correspondente, clicar em “Localizar amigos”, conceder acesso ao Facebook dentro da aplicação-destino e esperar o site retornar seus contatos.

É importante ressaltar que os contatos não são adicionados automaticamente. Após retornar ao Facebook, uma lista dos que já estão na rede é mostrada, cabendo a você selecionar os que desejar e, então, clicar no botão “Adicionar como amigos”. Há, ainda, uma segunda tela, na qual o Facebook permite convidar amigos que ainda não têm cadastro no Facebook para participarem da rede. Também é opcional, caso não queira convidar ninguém, basta clicar no botão “Pular”.

Tela de seleção de amigos de outras redes encontrados no Facebook.

Encontre seus amigos de outras redes no Facebook. (Clique para ampliar)

Informações do perfil

Segunda etapa: algumas informações pessoais.

Primeiros dados do seu perfil. (Clique para ampliar)

A segunda etapa pede informações do perfil, a saber:

  • Ensino médio;
  • Faculdade/Universidade;
  • Empregador.

Você pode preencher desde já essas informações, mas recomendo deixá-las para depois porque na tela de edição do perfil os campos são mais específicos. O interessante de publicar essas informações agora é que, fazendo isso, de pronto o Facebook já sugere possíveis amigos e conhecidos. Isso também está disponível mais para frente, então, caso opte por pular essa etapa, não haverá prejuízo. Se assim o desejar, clique no link “Pular”.

Foto do perfil

E chegamos à última etapa, a foto do perfil. Também é possível defini-la depois, ou mesmo trocar a que for adicionada agora posteriormente. Como esse é um item que a maioria tem “pronto”, vale a pena já arrumá-lo.

Terceira etapa: envio da foto do perfil para o Facebook.

Defina sua foto no Facebook. (Clique para ampliar)

O Facebook permite que se envie uma foto do computador ou tire uma no ato, usando uma webcam. Qualquer das duas é válida, e o procedimento, bem simples. Terminou? Clique em “Salvar e continuar”.

Completando o cadastro no Facebook

Se tudo correu bem, você chegou, enfim, ao seu perfil! Nessa primeira vez, o Facebook exibe uma página especial de boas-vindas, com algumas possibilidades e opções do serviço, como preenchimento do perfil, localização de amigos (não disse que dava para acessar depois?), configuração do celular e das opções de privacidade.

Primeira visita ao seu perfil no Facebook.

Primeira visita ao Facebook! (Clique para ampliar)

A informação mais importante nesse primeiro momento, porém, está no cabeçalho: a ativação do perfil por email. Imediatamente após finalizar a criação do seu perfil, o Facebook envia um email para o endereço informado no cadastro contendo um link de ativação, que precisa ser clicado para completar o processo.

O email é assim:

Para ativar sua conta no Facebook, é preciso clicar num link do email.

Email de ativação de conta no Facebook. (Clique para ampliar)

Clique no botão “Começar” e… pronto!

Nos próximos textos, aprenderemos a preencher corretamente o perfil, encontrar amigos, definir gostos e preferências, entender como funciona o mural, fotos, gerenciamento de amigos e aplicativos. Fique conosco, você aprenderá simplesmente tudo sobre o Facebook!

Marcados com:
Publicado em Dicas e Tutoriais