[Hands-on] Estatísticas de visitação no Google Analytics em tempo real

Meio sem querer querendo cliquei num formulário do Google e me inscrevi para o beta do novo módulo em tempo real do Google Analytics, ferramenta de estatísticas de visitação do Google que a maioria dos blogs, incluindo este Gemind utilizam para monitorar o tráfego.

E… bem, não sei como está a liberação, mas meu convite acabou de chegar por email! O novo módulo é acessado na guia Painéis, da não tão nova interface do Analytics e entrega o que promete: mostrar em tempo real os leitores que estão navegando no site. Veja como é:

Screenshot do Google Analytics em tempo real.

Google Analytics em tempo real. (Clique para ampliar)

As atualizações são segundo a segundo, com acúmulo de histórico por minuto. Além de um “numerozão” mostrando o total de leitores, novos e recorrentes, no momento, o sistema ainda mostra a origem dos visitantes, páginas que estão visualizando, palavras-chave utilizadas para chegarem ao site e um mapa-mundi com a localização aproximada deles. Muito bacana, mesmo!

Aqui no Gemind, além do Analytics, também utilizamos a versão gratuita do who’s.amung.us, sistema específico para monitorar as atividades em tempo real no site. Notamos uma discrepância nos números apresentados por ambos, sendo que o Analytics mostra menos gente presente — cerca de 40% para baixo. Talvez o who’s.amung.us considere bots/spiders/crawlers, não sei…

A interface do módulo em tempo real do Analytics é muito bem resolvida, diria até que bonita. O Gemind (ainda!) não tem tráfego pesado (faça a sua parte, leitor!), então a análise dessas informações em tempo real é subutilizada aqui, no momento. De qualquer forma, é uma novidade muito bem-vinda e possivelmente supre a lacuna mais importante do serviço.

Também hoje o Google anunciou o Analytics Premium, com análises mais aprofundadas do tráfego, garantia de uptime, coleta e processamento reforçados. O serviço, que é pago e custa uma taxa anual não revelada, já está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Confira um vídeo:

Marcados com: , ,
Publicado em Notícias
4 comentários sobre “[Hands-on] Estatísticas de visitação no Google Analytics em tempo real
  1. vpozzebon disse:

    Uso o Analytics integralmente. Ferramenta excepcional, além das expectativas.

    O ruim, é a falta de profissionais qualificados para trabalharem com ele. Já peguei muito “especialista em SEO/SEM” que nunca tinha ouvido falar no Analytics.

    Aí por falta de mão-de-obra qualificada, vc acaba fazendo o que não é o seu objetivo-fim.

  2. Pepe disse:

    Fico imaginando essa ferramenta na mão de paraquedistas do google…

    Grande Ghedin, voltando as raízes…