Configure o Netflix para “forçá-lo” a passar filmes em HD (alta definição)

No dia do lançamento do Netflix no Brasil, duas críticas principais se sobressaíram entre os primeiros usuários a testarem o serviço no país: a baixa quantidade de filmes disponíveis no acervo e a impossibilidade de assistir aos vídeos em HD (alta definição), mesmo possuindo uma conexão com velocidade suficiente para a tarefa.

Atualmente, cerca de 800 filmes estão disponíveis para os brasileiros (e poucos deles podem ser assistidos em alta definição). De acordo com Reed Hastings, cofundador e executivo-chefe da Netflix, a proposta é dobrar o conteúdo disponível no Brasil até o fim do ano.

15 reais por mês para assistir... isso?

15 reais por mês para assistir... isso?

Enquanto mais filmes não chegam, dá para se virar com o acervo disponível nas horas vagas. Apesar de os títulos serem antigos, certamente você não assistiu muitos (ou a maioria) deles, principalmente se for em alta definição. Mas, e quando você possui uma conexão com velocidade razoável (acima de 4 Mb/s) e não consegue de forma alguma assistir filmes em HD. Como lidar?

O Netflix utiliza a tecnologia Smooth Streaming do Silverlight, da Microsoft, software utilizado para exibir os vídeos no navegador, quase da mesma forma como o YouTube faz com o Flash Player, da Adobe. A Smooth Streaming adequa a qualidade do vídeo à largura da conexão, mas às vezes nivela por baixo para evitar engasgos. Existe um comando, porém, que “força” um determinado bit rate, mantendo a qualidade sempre alta. Funciona muito bem!

Aê, agora em HD!

Aê, agora em HD!

Para configurar manualmente a qualidade do vídeo no Netflix, abra um vídeo qualquer e espere até que as primeiras imagens apareçam. Depois, clique no filme (para que o Silverlight entenda os comandos no seu teclado) e pressione a combinação Ctrl + Shift + Alt + S. Selecione a opção Manual Selection e, em Buffering Rate, selecione a qualidade do vídeo (em Kb/s) desejada. É importante não escolher uma resolução acima da velocidade da sua conexão, a não ser que você queira “pausa para café” a cada 10 segundos :-)

Informações do streaming do Silverlight

Informações do streaming do Silverlight

Com o atalho Ctrl + Shift + Alt + D, uma janela com as informações do streaming de vídeo será exibida. Ela informa, por exemplo, o bitrate atual do áudio/vídeo e o número de segundos disponíveis até o próximo buffer de vídeo -– é ideal que o número fique estável ou aumentando durante a execução. Se o buffer estiver diminuindo rapidamente, tente diminuir a qualidade do vídeo, ou simplesmente deixe o Silverlight decidir por você. Feito isso, aproveite seus filmes! :-D

Marcados com: , , , ,
Publicado em Dicas e Tutoriais
21 comentários sobre “Configure o Netflix para “forçá-lo” a passar filmes em HD (alta definição)
  1. Guilherme disse:

    Agora sim dá pra garantir que em nenhum pedacinho a qualidade vai cair :)

    A propósito, o Netflix tem áudio 5.1? Eu assisti um filme outro dia no áudio original e estava estéreo, mas não sei se era algum erro de configuração.

  2. Rodrigo Fante disse:

    O máximo que vejo é 560 aqui, não tem como ir além, será que já bloquearam?

    • Guilherme disse:

      Aqui foi tranquilo nos 3600. Só tem que esperar um pouquinho pra encher o buffer.

    • Paulo Higa disse:

      Verifique se o vídeo que você está visualizando realmente possui bitrate maior que 560. Alguns vídeos não estão disponíveis em HD, e aí não tem dica que faça você assisti-los em alta definição.

      • jolaskiu disse:

        Paulo, por favor, mas como saber se o vídeo está disponível em HD? não encontro esta informação em nenhum lugar do site Netflix.
        Se vc tem uma dica de algum de qqer forma, indique para eu testar, por favor, apesar de ainda não ter conseguido fazer o atalho com “S” funcinar, apenas com “D” que dá as informações mas nào permite alterar o bitrate.
        Gto

        • No menu “Gêneros”, no topo, tem uma seção que contempla todos os filmes em alta definição, chamada (um doce pra quem adivinhar :-D )… “HD”!

          []‘s!

          • jolaskiu disse:

            obrigado Rodrigo, eu chego lá!
            agora só falta fazer funcionar o atalho com “S” que não consigo!
            no PS3 os HD serão exibidos em HD?
            Gto

  3. maomede disse:

    Valeu pela dica, amigo. Aqui funcionou legal.

    Já estou usando no PS3. Tem algum gatilho parecido com esse tambem pro PS3 ? Muito Obrigado

  4. jolaskiu disse:

    Não consegui alterar bitrate para forçar HD conforme tutorial. A combinação de teclas não abre nada.
    Utilizo Win7 Home Premium 64 bits e Internet Explorer 9.
    Alguem tem alguma dica adicional?
    Gto

  5. Bruno disse:

    ÓTIMA dica! Aqui rodando tranquilo até 3600, mas dependendo do filme demora bastante para carregar.

    Só uma correção, o atalho para visualizar as informações é Ctrl + Alt +Shift + D!

  6. seekertbs. disse:

    Legal…será que tem como fazer algo do tipo no ps3??

  7. yankelss disse:

    Pessoal, temos que nos concentrar em aprender a fazer esta mundança de bitrate no PS3…

    aqui funciona perfeitamente, creio que seja uma resoluçao de 720p mas, acontece que quando o buffer vai esvaziando o sistema baixa a qualidade pra que encha novamente o buffer… ou seja, no ps3 nao temos uma qualidade estabilizada, com sucessivos altos e baixos, uso conexao de 10mb

    é possivel aumentar o bitrate configurando diretamente no ps3 ou procunrando a configuraçao do silverlight no ps3?