Gemcast #038: Firefox OS, Windows Phone, Galaxy Nexus e o mini iPad

Em uma semana sem grandes novidades na tecnologia (só na ciência, graças ao bóson de Higgs e à matéria escura), eu (Rodrigo Ghedin), Paulo Higa e Joel Nascimento Jr. fizemos um apanhadão das principais notícias que pipocaram nos últimos dias. Falamos muito de Firefox OS, mais da ruptura ocorrida no Windows Phone, sobre o novo Galaxy Nexus do Paulo e dos rumores de um suposto mini iPad de 7,8″. E, de antemão, pedimos desculpas pela piada ruim do Joel no final do episódio. Acontece ;-)

Marcados com: , , , ,
Publicado em Gemcast
10 comentários sobre “Gemcast #038: Firefox OS, Windows Phone, Galaxy Nexus e o mini iPad
  1. Ronaldo Jacintho disse:

    Olá gurizada,e o SO Opera pra smartphones?Bom podcast, troll face p mim sem updates no windows phone 7.5 :( pagando p ser beta tester.
    E a RIM será q a microsoft vai comprar alguém ouviu esse boato ,any comments?

  2. Bernardo Ferrari disse:

    Se a Apple lançar o iPad mini por $250, que que vocês acham que vai acontecer com o iPod touch?

  3. Elton V. Silva disse:

    Eu gostei do Firefox OS. Talvez eu compre um, algum tempo depois do lançamento.

  4. Marcos Brito disse:

    Olá amigos do Gemind, sou Marcos Brito e tenho 15 anos. Primeiramente gostaria de falar que sempre escutei o programa e gosto muito do formato e dos participantes. Pensei em uma suposta aplicação do iPad mini para a Apple: ele seria uma ótima estratégia da Apple para países emergentes. A Apple nas suas últimas conferências sempre fala sobre como as suas vendas e a sua participação no mercado estão crescendo em países como Índia, China, Brasil… E eu acredito que não vai demorar muito para a Apple lançar um produto para um mercado tão específico como este. Um MiniPad (LOLOLOL) seria uma ótima iniciativa para atingir este mercado que gosta de consumir, pois concretizaria o que um tablet estilo o Kindle Fire: o lucro será muito mais com as vendas de coisas para o aparelho ( revistas, filmes, músicas ) do que o próprio aparelho em si.

    Ótimo gemcast, queria um dia poder participar dele. Abraços.

  5. Pedro Werner disse:

    Ahhh esse episódio ta com a qualidade muito ruim! Muito obrigado Paulo… Além de ser tendencioso. Brincadeira, continua muito boa a qualidade, obrigado!

  6. Gabriel disse:

    Não vejo futuro na proposta do Firefox OS, apostar em limitações de hardware é solucionar um problema temporário. Smartphone barato é igual netbook, tem todo um marketing de portabilidade e simplicidade, mas é um negócio ruim, todo mundo sempre quis um notebook portátil e rápido como são os ultrabooks.

    Os ultrabooks com cache SSD estão com um preço decente, é questão de tempo para um smartphone com hardware do Galaxy S chegar a preços módicos (como já está ocorrendo) e acabar com o mercado de smartphones muito limitados que o Firefox OS propõe suprir. Duvido que, em 2/3 anos, ainda será necessário um sistema mais leve para suportar hardwares fracos. Se tivesse saído alguns anos antes, acredito que faria mais sentido.

    Lembram-se do Jolicloud? Um sistema simpático que caiu no esquecimento e mudou de proposta porque o mercado deles está minguando.

  7. Firxter disse:

    Acompanhando o Podcast a partir de agora.
    Paulo com um Galaxy Nexus e eu com um Star II fudidaço, haha
    Sucesso!
    :-)

  8. Dennis A. disse:

    Aos 19 vocês roubaram meu comentário! Eu que falei no Twitter que Nexus S nem era hardware tão potente para 2012, ainda menos para 2013, haha. Mas tudo bem, como não tenho patente sobre o comentário, deixa para lá.

    Firefox OS é algo muito bom porque é um concorrente diferente, mas acho que ele nunca vai ser um concorrente de Android e iOs. Se eles realmente conseguirem fazer um aparelho bom e barato, vai ser ótimo. Como ele vai roubar muito da web, facilita as coisas para ele também :)

    Agora que todo mundo usa Android, quando vão começar a falar mal do iOs e ser mais tendencioso? :)

    Queria que vocês comentassem uma coisa. Agora as operadoras no Brasil não devem vender mais aparelhos bloqueados. Já percebi que junto com o bloqueio se forem os descontos em aparelhos e etc. Eu sinceramente acho uma idiotice não pode vender bloqueado, afinal, é uma escolha do consumidor e sempre foi uma boa opção, como fica agora?

    Sobre DLNA, queria comentar que tem um “problema” nesse padrão. Comprei uma TV com DLNA e não funciona tão bem, porque existe o “servidor” e “reprodutor”, ou seja, minha TV puxava arquivos do celular, mas meu celular não mandava para a TV. É um começo, mas tinha que ser melhor. Nos aparelhos da Samsung com esse All Share geralmente funciona muito bem.

    Sobre Google Play. Ouvi falar que vem esse ano, mas parece que o Google estava querendo conseguir aquele pagamentos através de conta da operadora, etc.

  9. kdu disse:

    Simpatizo com a atitude do Paulo e concordo com a opinião do Joel. Houve quebra de confiança pela Microsoft com os consumidores (os mais bem informados e interessados, lembrando. Minoria?). Mas acho que sempre houve indícios de que isso aconteceria. Essa história de não escrever apps em código nativo é um exemplo. Ninguém foi perspicaz para lucubrar a respeito. Voltei ao Android e concretizei a maldição da Lu! Parabéns pelo trabalho!