Gemcast #037: Jelly Bean, Nexus 7, Nexus Q, Google Glass e Chrome para iOS

Na semana que terminou ontem o Google realizou a sua conferência anual para desenvolvedores, a Google I/O, onde fez uma série de anúncios. Eu (Rodrigo Ghedin), Joel Nascimento Jr. e Lúcia Freitas tiramos um tempinho para falar sobre eles: Jelly Bean, a nova versão do Android; Nexus 7, o tablet do Google fabricado pela ASUS; Nexus Q, o estranho streamer social; Glass, os óculos futuristas meio sem propósito; e Chrome para iOS.

Marcados com: , , , , , , ,
Publicado em Gemcast
14 comentários sobre “Gemcast #037: Jelly Bean, Nexus 7, Nexus Q, Google Glass e Chrome para iOS
  1. Guilherme Dellacolletta disse:

    Os risos da Lu e a descontração da conversa merecem destaque.

    Vocês são batante divertidos e fazem uma coisa que eu prezo muito, que é expor a opinião de usuário final e nada mais que isso, e tudo com muita imparcialidade, se uma empresa é melhor qua a outra em algum produto específico, não há motivos para não dizer que o produto é bom!

    Participei do HappyHourTech falando do mesmo assunto que vocês abordaram nesse episódio e o assunto realmente “deu pano pra manga” e supreendentemente me deixou feliz, um usuário guerreiro de um Galaxy 5 com CM7!

    Parabéns pela descontração e pela quantidade de informações e opiniões passadas sobre o nosso querido Android.

    Grande abraço e parabéns novamente!

    @dellacolletta

  2. Rafael Marcon disse:

    Esse android 4.1 parece bem legal mesmo, principalmente pelo Butter (ao menos para meus olhos de usuário de iOS hahah), Primeira vez que me impressionei em anúncio de android, até acho curioso não batizarem isso de 5.0. Será que foi pra evitar assunto sobre fragmentação?

    Já o tablet Nexus ainda não me interessa. Não boto muita fé em tablet pequeno assim, e a falta de aplicativos dedicados a tablets com android ainda me parece um problemão.

    Nexus Q eu concordo com vocês que é bobagem, e o Glass eu acredito que chamou muita atenção por estar “disponível” antes do que se esperava e pela apresentação absurda, que não se costuma ver em eventos desse tipo. Mas depois de 5 minutos de reflexão, se percebe que o que chamou mais atenção na hora foi a câmera, e já existem muitas outras câmeras de capacete por aí que resolvem o “problema” de gravar um salto de skydiving em primeira pessoa.

    Como sempre, muito interessante o bate-papo. Parabéns =)
    O audio aqui ficou meio baixo, mas não ruim.

    PS: Também sou viciado em Triple Town por causa do Gemind, até costumo ficar jogando enquanto ouço o podcast.

    • Dennis A. disse:

      Tentando responder ao seu comentário, haha. Acho que eles não batizaram de 5 porque o sistema em si esta “igual”, apenas algumas melhorias. Acho que eles não tem o costume da Apple de se obrigar a mudar de número todo ano, haha. Brincadeira.

      Mas falando sério, você vê a mudança de número só quando o sistema muda muita coisa. Como foi no 3, que entraram os tablets, no 4 quando unificaram tudo.

      O problema da falta de aplicativos em tablets é o calcanhar dos tablets com Android. Agora com o ICS e JB talvez comece a melhorar, ainda mais que o próprio Google está investindo e nisso eu posso dizer, porque usei os dois, os aplicativos do Google (Chrome, Gmail, G+, etc) são muito superiores aos aplicativos do iOs para as mesmas funções.

  3. Pedro Werner disse:

    Nesse a qualidade do áudio voltou ao padrão! Agora sim! Muito obrigado hahah. Abraços

  4. navegantes disse:

    Só uma diquinha, o lance do android ter app com propaganda, é só deixar a internet desligada que você não será incomodado. :P

  5. Frank disse:

    Muito legal, o programa de hoje!

    Essa nova versão do Android, veio com umas coisas bem legais mesmo, sendo o Google Now a cereja do bolo. O fato dele te informar a respeito do trânsito, de eventos interessantes que acontecerão, e do clima parece ser muito legal.
    Eu acharia bem interessante usar essa função no meu Galaxy S II.

    Pena que não vai dar, pois teve uma notícia informando de que o SII não seria atualizado para o jelly bean. Uma pena que a Samsung não respeite os seus consumidores e só pense no lucro imediato. Com o tempo, isso pode se voltar contra a própria empresa, pois ninguém vai querer ficar com o software desatualizado.

    Eu cheguei a experimentar o Google Chrome, e não curti. Ele tem um longo caminho a percorrer para chegar no Dolphin.

    Acho que é isso… Um abraço para vocês e até a próxima!

  6. Henrique disse:

    Primeira vez que escutei o podcast, foi este episódio. Ouvi também o que o Guilherme participou e achei muito bom, ambos.

    Mesmo que vocês tentem ser neutros, ainda há coisas que tiram sarro da Google, mostra que não são fãs, mas sim usuários.
    A respeito da notificação do iOS, (sou usuário também), acho que a sua deve estar para mostrar manualmente e por isso não mostra no topo, caso coloque para “Por hora” as últimas mostra no topo.

    O Chrome para iOS, não vai ser mesmo mais rápido por limitações, mas o que são 2 segundos de diferença? rsrs

    Parabéns ao podcast, continuarei ouvindo, gostei bastante.

  7. Patrick Carvalho disse:

    Excelente episódio. Quanto ao Google Glass, sua melhor utilidade vai ser para fazer provas na faculdade..

  8. Ronaldo Jacintho disse:

    A conclusão do nexus7 no GIZ gringo:

    Should I Buy It?
    Totally. At $200 there is pretty much no reason to buy a Kindle Fire at all. If you love reading Kindle Books and listening to Amazon MP3, you just install those apps and you’re good to go. It also gives the iPad a good run for its money. You can argue that the iPad is a better tablet, but is it really $300 better? As useful as tablets are, they’re still kind of luxury items. $200 for a full-fledged, seriously-spec’d, fully-capable tablet is an absolute steal. Get it. Seriously.

  9. Dennis A. disse:

    Achei muito bom o Podcasts. Parabéns.

    Sobre o Nexus 7, vai ser um ótimo aparelho para incentivar o pessoal a desenvolver apps e depois, possivelmente, poderemos ver os tablets de 10″ fazendo mais sucesso :)

    A grande vantagem em relação ao Kindle, que é o grande concorrente dele, seria eles distribuir logo mundialmente… mas vamos ver né. Acho que no Brasil ele nem vai ter esse nome, vai ser chamado de Asus X 7 igual ao Galaxy X? haha

    Nexus Q é o tipo de coisa que ninguém entendeu. Podiam ter esperado um pouco talvez.

  10. Rodrigo Cabral disse:

    Olá amigos,

    Gostei do podcast, sou de Brasília e há algum tempo tenho acompanhado vocês. Parabéns. Sou Prof. de Educação Física, mas um nerd de coração, além de ser um geek incorrigível. Tenho um MacBook Pro, um motorola Atrix e um Motorola Xoom. Satisfeito com todos, mas louco para migrar para um iPhone, pela integração com o Mac.
    Bem, ouvindo a Lu comentar sobre jogos, lembrei de um que me deixou viciado.
    Ele é para Android e se chama Cytus, que lembra o estilo Guitar Hero, mas bem mais dinâmico, visto que se esta jogando na tela touch. Vale a pena conferir. Apos desbloquear o modo Hard de cada musica, e ainda mais viciante, pois a dificuldade passa a ser insana!

    Mais uma vez, parabéns e continuem assim.

    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rayark.Cytus.full&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5yYXlhcmsuQ3l0dXMuZnVsbCJd

  11. Leon disse:

    Quero um Nexus 7. Mas também quero um Surface. E também quero um smartphone (meu C3 tá ficando gagá). O que fazer quando o estágio não dá nem pra pagar o Rabixo? (Serviço de primeira necessidade masculina que vocês fizeram jabá em algum dos gemcasts passados).

  12. Pedro disse:

    Ótimo podcast.

    Sou um grande fan do Android e costumo escrever sempre que o tema é esse querido robozinho verde. Na maioria das vezes vocês metem muito o pau, mesmo eu achando sem necessidade. Mas como é um podcast e o objetivo é ouvir a opinião de vocês, sempre acho válido. Lembro que o Ghedin e o Paulo que mais falam mal, mas eu respeito. A grande crítica é a fragmentação, mas isso é inevitável quando se tem muitos aparelhos de nichos diferentes. Não quer fragmentação no Android, vá de Nexus que não há arrependimento. Eu tenho um Galaxy Nexus e sempre recomendo, acho que o Joel também.

    Vamos comentar por partes.

    O Jelly Bean é uma bela evolução do ICS, mais rápido e com transições mais suaves. O Google Now, nos dará a chance de termos informações que sempre procuramos, como “O que tem de bom para fazer por aqui?” ou “Como está o transito?” e sempre é difícil de achar. A privacidade deveria ser algo a se preocupar muito antes… Agora com tantos serviços do Google se utilizando não tem muita volta. Tem que começar a filtrar o que usa ou mudar… Mas não pensem que outros SO serão diferentes, o objetivo agora é “facilitar a vida do usuário”.

    O Nexus 7 parece ser um aparelho ideal para quem quer usar o tablet para ler os FEEDs no fim do dia no sofa, ler um livro ou até um jogo casual, ou não. Isso foi muito explorado na apresentação e acho que será perfeito. Para o Brasil é esperar que o Google Play venha com mais conteúdo. Eu quero um, sim!

    E o estranho Nexus Q, eu compraria se ele fosse mais aberto. O chato dele é depender apenas do Google Play, deveria ser possível usá-lo para qualquer origem de mídia, claro que via Android, mas sem a obrigatoriedade do Google Play.

    Acho que é isso. Gostei muito do episódio. E gosto muito quando o Joel e a Lúcia estão. Eles tem uma visão do Android mais parecida com a minha.

    Abraços a todos.

  13. Lú! O dia do midia já foi (26 de junho).
    Mas fique a lembrança….