43 comentários sobre “Microsoft oficializa novo logo do Windows 8
  1. André disse:

    Então é pra isso que serve faculdade de design?’teressante…

  2. Adailton disse:

    Olha… faz sentido

  3. Rodrigo Camargo disse:

    Primeiro perdeu o rabo, agora perdeu as cores.

    Lembrei aqui: http://orangesketch.blogspot.com/2009/09/evolucao-logo-windows-tela-de-entrada.html

  4. Jorge Afonso disse:

    Hm… diz que ele não vai ficar com corte tão retos assim vai… Ele é legalzinho, mas, pode ser melhorado sem perder esse visual minimalista.

  5. Luiz Alberto disse:

    Eu gostei. O Ghedin não. :P

  6. Jorge Afonso disse:

    “Que o logo fosse humilde, mas que passe confiança.”

    Engraçado, ele me passa a sensação que alguém vai jogar uma pedra no meu PC e roubar os arquivos com a mão mesmo… =/

  7. Felipe Zorzo disse:

    Fico imaginando o que eles quiseram dizer com esse trecho aqui:

    3. Our final goal was for the new logo to be humble, yet confident. Welcoming you in with a slight tilt in perspective and when you change your color, the logo changes to reflect you. It is a “Personal” Computer after all.

    • Jorge Afonso disse:

      Creio que quando trocarmos a cor do tema na área de trabalho, troca-se a cor do logo na strart screen/charms… Ou algo do tipo.

    • Cobalto disse:

      Significa que esse logo vai funcionar como o da vivo.
      Se o tema é vermelho, os quadrados (e as letras, se for o caso) vão aparecer vermelhas. Se o ambiente for verde, os quadrados ficam verdes.

      Isso sempre sem deixar de ser a marca do Windows 8.
      Saca o “VIVO” com o bonequinho que em cada loja está de um cor? Então, é isso.

      Eles não vão mais obrigatoriamente ter que colocar as 4 ou 5 (contando o preto) em todo lugar que forem “imprimir” a marca, ela se adapta ao ambiente.

      • Felipe Zorzo disse:

        Verdade, isso faz sentido. O Windows Phone já tem aquela cor de destaque usada nas tiles e apps, que é personalizável. Só vão estender isso ao logotipo. E por isso o logo é monocromático. Como eu não pensei nisso antes? :-P

  8. Ghedin,

    A logo do Windows 8 é a do Windows 3.1, em quadrados perfeitos!

    • Dmessiasb disse:

      :P Bem vendo o logo do 1.0 não acho que ela fugiu totalmente do “padrão”, digamos que ela apenas voltou a origem rsrs! No entanto a bandeirinha e as cores ainda são melhores! Ou é falta de costume rsrs!

  9. Não adianta: design não é o forte da Microsoft…

  10. Kadu disse:

    Achei ótimo! Agora sim tem a ver com o sistema: num só logotipo conseguiram encaixar o conceito de janelas e de tiles. Não importa se qualquer um consegue fazer isto, depois que está pronto é fácil falar.

    Difícil é pensar no conceito e encaixar numa imagem de forma que ela tenha a ver com o sistema.

    E eles conseguiram! :D

  11. estev3s disse:

    Eu já gostava do estilo minimalista que a bandeira era usada no Windows Phone, o novo só traduz tudo o que será o Windows daqui pra frente. Antes de falar mal ou criticar os designers temos que lembrar que o Windows 8 é o que o logo indica, quadrados. E mesmo assim é muito bonito e funcional. Vi gente dizendo que a MS não é forte em design mas isso é a coisa mais errada em se dizer. O conceito Metro é de longe o que há de melhor em interface de usuário atualmente. Achar o logo feio é questão de costume.

    • André disse:

      A MS é excelente em design. Colocar um wallpaper de paisagem com uma barra azul embaixo e um botãozão verde é o perfeito exemplo da coisa mais linda que alguém poderia conceber.

      DaVinci só não morreu de inveja porque já estava morto.

      • Kadu disse:

        Hoje é fácil falar isto porque ele está ultrapassado. Mas lá em 2001, quando todo mundo só via cinza para todos os lados, eu achei o design do Windows XP realmente muito bonito e inovador.

        • André disse:

          Inovador? Inovação não tem nada a ver com feiúra, filho. Então eu farei uma barra roxa com bolinhas amarelas e janelas em formato de coração. Ninguém fez isso, logo é uma inovação.

      • estev3s disse:

        Esse comentário só mostra sua teimosia! Citar o XP hoje pra falar do design da MS não é válido… e mesmo assim foi nele que alguns conceitos importantes para o Windows foram introduzidos, tal como a própria ‘bandeira’ e o estilo mais moderno do explorer que foi se aperfeiçoando com o tempo.
        Eu mesmo não me acostumei ainda com o o logo novo, não consigo ver ali o Windows, mas ele fará todo o sentido quando for aplicado no sistema e vendido ao público, tenho certeza que será bem aceito. Afinal, o novo logo são 4 live tiles, que o usuário cansará de ver…

        • estev3s disse:

          (o comentário do andré)

        • André disse:

          Nah, nah. Não mude o que eu falei. Vc disse “Vi gente dizendo que a MS não é forte em design mas isso é a coisa mais errada em se dizer.”

          Não, não é forte em design. Quer um exemplo? O iOS não passa da mesma ideia do Windows 95: ícones e pastas. Sò que fez de forma diferente visualmente.

          Marcas (e não “logos”) não precisam fazer sentido perante o que apresenta. Mesmo pq, a Apple não vende frutas e as marcas dos seus sistemas operacionais não têm nada a ver com o que eles apresentam, a não ser que ela trabalhe com reservas africanas ou exploração espacial. ;)

          Bola fora, filho. (e, por favor, seja um rapaz bonzinho e comente minha crítica DENTRO do contexto que usei, ou será desonestidade).

          • estev3s disse:

            Quer comparar iOS com Windows 95? Então compare Windows 95 com System 7 da Apple, que era o que existia naquela mesma época (sendo que o system 7 veio depois). Sinceramente acho ambos muito semelhantes, prefiro o 95, mas deixo as imagens para vc decidir quem ganha: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/f/f9/Mac_OS_7_6_1.png/200px-Mac_OS_7_6_1.png e http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/9/90/Am_windows95_desktop.png/250px-Am_windows95_desktop.png

            Pessoalmente acho a interface Metro animal e, pra mim, ela é superior ao que a Apple ou Android querem entregar nos tablets/smartphones. Eu concordo com o novo post sobre o logo do W8, que poderia ser mantida a bandeira de maneira minimalista, igual já é no WP7, mas acredito que esta nova marca é necessária principalmente para o futuro do sistema, assim como foi importante mudar do Windows 98 para XP. O que a Apple fez foi escolher o caminho mais fácil, mimetizando materiais (como alumínio, madeira e papel) por todo o sistema, seguindo o mesmo padrão de janelas e ícones de sempre. Sem dúvida fica bonito, mas o objetivo da MS aqui é outro.

  12. Essa que é a famosa tela azul do windows?
    #tu dum ps

  13. Gigaflops disse:

    Pra mim eles misturaram pra representar tanto uma janela quanto os tiles, seguindo as linhas retas da interface metro, e modernizaram a marca tanto pelo minimalismo quanto pelo conceito de usar várias cores. Gostei bastante.

  14. Pepe disse:

    Pronto, registraram a bandeira da Escócia…

    • profeloy disse:

      Na verdade, a da Escócia é em “X” e não em “+”. As cores sim, são da Escócia, mas o formato seria da bandeira da Inglaterra (não confundir com a do reino unido).

  15. zrageburn disse:

    A próxima versão vai ser sem perspectiva :P

  16. DarkJolteon disse:

    Vocês são muito preconceituosos, a logo do Windows 8 não é bonita, mas ela representa o que ele é hoje, inclusive nos smarthphones. Chama-se identidade visual. Não sou designer, não sou estudioso, mas percebo quando uma empresa quer mudar, e para melhor, o Windows XP foi o começo dessa revolução visual da Microsoft. Vocês que criticaram o trabalho da agência lembrem-se, ela recebeu pra isso, e muito, já você, que está criticando e fazendo piadinha, está fazendo isso de graça. Beleza, Brasileiro!

    • Tem tanto clichê nesse comentário que é difícil decidir por onde começar a resposta. “Preconceituoso” (!?), “achou ruim faz melhor”, “você aí de mimimi e eles ganhando horrores” e fecha com o clássico “brasileiros, pfff”.

      E… bom, se você acha que só porque uma empresa recebeu milhões pra fazer um logo merda ela está livre de críticas, principalmente dessa galera que “não sabe nada e não ganha nada”, te deixo apenas este link para que você reveja suas concepções.

      []‘s!

      • DarkJolteon disse:

        Entendi o recado do Juan Perez, ele não “escurraçou” a logomarca como vocês fizeram, ele montou todo um estudo com outros produtos da Microsoft e mostrou que a logo do W8 poderia ter seguido o mesmo “padrão”. Mas de qualquer forma, a nova logo do W8 não foge à ideia dos Live Tiles e da interface Metro, ou seja, ela ainda passa o recado. E mantenho o que disse, Brasileiros, reclamam e não fazem melhor, é isso mesmo. e não adianta você me “dar exemplos” pois os exemplos podem ter feito melhor, mas você não.

        • André disse:

          O que tem de especial um quadrado azul cortado em 4? Até minha filha desenha melhor que aquilo.

          Engraçado. O ícone do Safari é uma bússola. Por que não uma savana africana? O ícone do Painel de Controle do Windows é um gráfico de pizza num monitor. Deveria ser, sei lá, uma sala de controle, né?

      • DarkJolteon disse:

        E outra, se os caras da agência fizeram merda na logo e a Microsoft gostou, ou não teve outra alternativa, o que podemos fazer? Você vai deixar de ter o Windows 8 só por causa da logomarca. Todo mundo fala mal e tal, mas no final das contas acaba acostumando com a nova logo, é só olhar na evolução da logo, na primeira versão ela não tem absolutamente nada a ver com a famosa bandeira, aliás, windows era só o nome.

        • André disse:

          Ninguém se acostuma com a marca (e não logomarca). Simplesmente a gente olha praquela monstruosidade e… bem, ninguém pode mudar (infelizmente). O troço é feio. Fim.

        • Não deixarei de usar, mas a percepção sobre a marca “Windows” enfraquece, o valor agregado do produto diminui. Marca, logo, não é só uma representação bonitinha do programa, é a identidade dele.

          E geralmente quem tem poder de decisão em grandes empresas está bem desconectado dos produtos, há anos em cargos executivos. Não é porque o alto escalão aprovou uma aberração que ela se torna automaticamente a oitava maravilha do mundo — fosse assim o Google Wave, dentre um zilhão de outros produtos fracassados do Google, não teria sido descontinuado tão precocemente…

          []‘s!

          • DarkJolteon disse:

            Concordo com você no quando diz que os que tem poder de decisão não conhecem muito bem o produto. Não tenho certeza, mas creio que o Bill Gates participe de certa forma nesta decisão. Como muitos estão apontando falhas na identidade visual do produto, é capaz que mudem novamente a logo no Windows 9. eu apostaria na logo do Windows Phone, pois ela mantém a identidade visual do Windows e mantém o padrão das outras Tiles.

  17. Felipe Lima disse:

    a versao de 89 é que mais parece uma janela!