Mac OS X 10.8 “Mountain Lion”, mas poderia ser Mac iOS X

Surpreendendo a todos, a Apple acabou de liberar para desenvolvedores uma versão bem preliminar do próximo sistema operacional para seus computadores, o Mac OS X 10.8 “Mountain Lion”.

Chama-se Mac OS X mas, como disse o sagaz Marcus Cabral, Mac iOS X. Isso porque, à primeira vista, o Mountain Lion intensifica muito o processo de “iOS-ficação” iniciado no Lion. O iChat virou Messages e, a exemplo de vários outros aplicativos (Notes, Game Center, Reminders) e alguns recursos (Central de Notificações, AirPlay), é a versão do iPad transportada para o OS X. Os apps são idênticos.

Foto de um MacBook Air com o Mountain Lion.

Mac OS X 10.8: muito iOS no OS X.

Além dessa leva de apps importados do iOS, o Mountain Lion traz outras recursos, como o GateKeeper, um mecanismo de segurança (opcional) que impede que software seja executado em diferentes níveis (liberar apenas os da Mac App Store, apenas esses e de desenvolvedores reconhecidos ou liberar geral); é quase um UAC do Windows menos flexível e, espera-se, menos incômodo também.

O Safari finalmente une as barras de endereços e pesquisa e, nele e em outros aplicativos, o botão de compartilhamento, comum no iOS, aparece — incluindo a integração com o Twitter. Foram incluídas novas opções de serviços  da China para sincronia de email, contatos e calendários; o mercado chinês está em franca expansão para a Apple, nada mais natural que investir nele.

Quem já testou o sistema (se você é desenvolvedor, a ISO está te esperando), garante que o Mountain Lion é mais do que uma mera versão de aperfeiçoamentos como o Snow Leopard foi para o Leopard. No The Verge, de onde vêm as fotos e screenshots que ilustram este post, tem um vídeo-walkthrough bastante completo.

Uma coisa fica escancarada com o Mountain Lion: a Apple está se fechando ainda mais em seu ecossistema. A cada nova versão do OS X a semelhança com o iOS implica em maior necessidade (ou vantagem, por ora) em se ter ao lado do computador um iPhone e/ou iPad. O iCloud é a cola que gruda essas peças e quem se dispõe a ir com tudo da Apple ganha em troca muita comodidade: insira sua Apple ID e tenha seu sistema pronto, independente da tela, de onde estiver e do que estiver usando, desde que tenha uma maçã na traseira. Isso aumenta a barreira para quem usa outras plataformas migrar para a Apple, mas, importante (e bem lembrado, André Capatan), facilita a migração para quem tem iPhone ou iPad — ambos já vendem muito mais que MacBook e iMac juntos.

Curioso. A Microsoft fala há tanto tempo em “três telas + nuvem” e, no fim das contas, é a Apple quem chegará lá primeiro.

O Mac OS X 10.8 “Mountain Lion” deve sair no verão do hemisfério norte, logo, até o começo do segundo semestre.

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Notícias
7 comentários sobre “Mac OS X 10.8 “Mountain Lion”, mas poderia ser Mac iOS X
  1. xymor disse:

    Irônico mesmo é que a microsoft chegou anos a frete nas 3 telas, com windows mobile, Mediaroom e com os windows tablets só não teve a visão da Apple de integrar, consolidar e fechar tudo em um ecosistema controlado.

  2. Gosto do OS X porque ele é um sistema com a cara da Apple, mas sem as frescuras (desnecessárias para minha pessoa) do iOS.

    Uma pena que seja natural o OS X se tornar cada vez mais iOS e acho que ai pularei fora da plataforma porque não vivo no ecossistema Apple e isso tira muito da “mágica” dela.

  3. TIGOS disse:

    Como eu disse no Twitter: O Mac OSX Lion é o Windows Vista da Apple.

    Poisé, parece que de tanto falarmos mal do Vista e bem do Mac OSX a Apple resolveu pregar uma bela peça nos usuários de seus computadores.

    Vale lembrar que o Snow Leopard foi do 10.6 ao 10.6.8, o Lion atualmente está no 10.7.2 e já estão anunciando o 10.8. Melhor prova de que cagaram no Lion, não existe.

    • Felipe Zorzo disse:

      Eu não vou opinar sobre o Lion porque nunca usei, mas… Mas para mim, a Apple só está seguindo a tendência e acelerando o ciclo de lançamentos.

      Ela lança uma versão “grande” e várias versões “menores” do iOS todo ano e nem por isso significa que a versão anterior tenha sido ruim. É apenas o caminho natural: atualizações menores e mais frequentes.

      • TIGOS disse:

        Poisé, você nunca usou e pelo visto não está a par da enorme quantidade de reclamações em cima dele.

        Eu mesmo cheguei a voltar pro Snow Leopard.

        Que isso está virando padrão não duvido, mas devo dizer que é um tanto conveniente pra Apple diante do fiasco que é o Lion se comparado com o Snow Leopard.

        Espero que esse Mountain Lion não seja apenas o Lion com Apps do iOS, se for, será outra merda e minha possibilidade de voltar a usar Windows aumentará exponencialmente.

        • Felipe Zorzo disse:

          Sim, eu sei das reclamações do pessoal. Mas eu nunca usei ele de verdade pra poder expressar uma opinião sobre o sistema. De qualquer forma, é conveniente sim, mas acho que não é o motivo. :-)

          Mesmo se o Lion tivesse saído sem todos esses bugs, a Apple ainda assim lançaria o 10.8 agora. E todo mundo continuaria criando teorias sobre o motivo dessa mudança brusca.

        • Meu computador ficou notadamente mais lento, mas melhorou bastante nos últimos releases a estabilidade/velocidade.

          Um amigo meu, usuário de longa data, disse que no começo é assim mesmo instável. O pessoal está reclamando mais porque não se compara o nível de exposição que o lançamento do Lion teve em relação ao Snow Leopard.

          Eu acho que valeu a pena, agora que a maioria dos programas se adaptou.

1 Pings/Trackbacks para "Mac OS X 10.8 “Mountain Lion”, mas poderia ser Mac iOS X"
  1. [...] Assim que soubermos de mais alguma função do sistema, postamos aqui para vocês. @TecnoBlog e @Gemind Vídeo: @valonw Tweet Share on Tumblr TAGS » apple, desenvolvimento, design, [...]