Hotmail e Gmail são igualmente eficientes no combate ao spam, aponta estudo

A Cascade Insights realizou um estudo visando descobrir qual webmail, dentre os três maiores (Gmail, Hotmail e Yahoo! Mail), tem o filtro antispam mais eficiente. Para fins comparativos, colocaram um quarto sistema, sem filtro, desses servidores de email que hospedagens de sites geralmente oferecem.

A metodologia usada foi bem simples: cadastraram quatro endereços criados especialmente para o estudo em tudo quanto é site suspeito. Na hora processar os resultados os pesquisadores separaram o que chamaram de “ham” do verdadeiro spam. “Ham”, no caso, são emails de propaganda solicitados — a esses eu pessoalmente me refiro como “bacn”, a Microsoft, “graymail” e deve haver outras denominações.

Nos resultados, Hotmail e Gmail ficaram praticamente empatados na liderança, com pouco menos da metade (~48%) da caixa de entrada sendo spam. O Yahoo! Mail teve resultados piores, ~58%, enquanto a conta sem filtro contabilizou ~64% de spam da inbox.

Tabela e gráfico do estudo da Cascade Insights.

Tabela e gráfico de spam no email.

Os resultados parecem elevados, mas considere que os endereços foram cadastrados em vários locais pra lá de estranhos para fins de testes. No Hotmail, segundo a Microsoft, o índice de spam que o filtro não pega é inferior a 3%.

Não que tenha tido influência (quem sou eu para dizer?), mas é sempre bom deixar claro esse tipo de detalhe: o estudo foi “comissionado”, nas palavras do co-autor Sean Campbell, pela Microsoft — que, claro, já usou os resultados em um efusivo post no blog oficial. O caso é semelhante ao daquele estudo, feito por uma empresa financiada pelo Google, que diz que apps para Android travam menos que os do iOS.

O PDF com toda a metodologia e uma tabelona com o spam capturado está disponível, gratuitamente, aqui.

[LiveSide]

Marcados com: , , ,
Publicado em Notícias
12 comentários sobre “Hotmail e Gmail são igualmente eficientes no combate ao spam, aponta estudo
  1. Luiz Alberto disse:

    Patrocinado ou não, eu acho que está certo. Usei o Gmail por mais de um ano e uso atualmente o Hotmail. No Gmail sempre recebi mais Spam.

  2. Ibraim disse:

    Como o nome da empresa já diz: isso é cascata! rs

    Tá parecendo os posts do Sensacionalista.

    • Cobalto disse:

      Realmente, muito bem fundada sua opinião em fatos e pesquisas de instituições sérias.

      Parabéns.

      Agora por favor, poderia me passar os links que você usou para chegar a essa conclusão para que eu mostre aos meus amigos? Obrigado.

      • Ibraim disse:

        O reply foi no meu comentário, mas isso foi comigo mesmo? Sério???

        Meu comentário foi uma brincadeira com o nome da empresa que a Microsoft contratou: “Cascade”. Tradução: cascata… Que aqui é uma gíria… Que significa ‘conversa-fiada’… Achei pertinente a piada, já que questionava-se a possível influência do contratante nos resultados da pesquisa. Comparei com os criativos posts do Sensacionalista (ponto com ponto br) que faz relações contextuais do tipo.

        Era só pra fim humorístico, mas como pelo visto só eu mesmo entendi, não teve graça. Tudo bem.

  3. Willder disse:

    Eu uso o Hotmail desde que me cansei dos endereços estranhos que tinha que usar por causa do dóminio único (@gmail.com) e hoje mesmo usando o Google Apps por causa do meu blog, eu prefiro o Hotmail para email pessoal.

    Não que um seja melhor que o outro na questão de de filtro de spam, para mim são praticamente iguais, e o Hotmail ainda tem as vantagens de possuir o Messenger integrado, o Skydrive com 25GB, a agenda que avisa direto de lá os aniversários dos amigos do Messenger…

    E, por via das dúvidas, eu quero ficar longe do Gmail Man agora que ele vai começar a conversar com os amiguinhos dele sobre o que ele ler.

  4. Luiz Alberto disse:

    Sabe uma coisa que acho fantástica no Hotmail: a possibilidade de criar aliases pro meu email principal sem ter que abrir outra conta. Eu criei um alias do pra comentários na web, por exemplo. Assim posso passar um email pra alguém sem ter que passar meu principal que possibilita logar na minha conta e me adicionar no Messenger.

  5. Luandersonn disse:

    Não estou surpreso, a MS está se esforçando muito para levar o Hotmail a ser melhor que o Gmail, falta muito caminho, mas eu estou gostando do que estou vendo.