Windows 8 sem menu Iniciar? Ok. Sem bolinha do menu Inicial!? Hm…

O último rumor relacionado ao Windows 8 Beta é de que a Microsoft removerá não só o menu Iniciar (como já fez no Developer Preview), mas também a Windows orb, ou “bolinha” do menu Iniciar — que, a bem das explicações corretas, no DP já tinha virado um quadradinho preto.

Paul Thurrot fez um mockup de como ficará a área de trabalho sem a indefectível bolinha:

Mockup do Windows 8 sem a Windows orb.

Sem bolinha do menu Iniciar.

Thurrott ainda alerta para a possibilidade disso ser apenas um hack no Registro, embora ressalte ter ouvido de “fontes internas” que a remoção de fato acontecerá. Para chamar o menu Iniciar em computadores tradicionais (não-tablets), os acessos seriam via teclado, com a Windows key ou Ctrl + Esc (ambos caminhos já funcionais na versão atual do sistema) ou movendo o mouse para o canto a fim de trazer à tona os Charms (onde o “orb” está incluído).

Como usuário “anti-mouse”, pessoalmente essa quebra de paradigma não me afetará muito. Mas, como já discutimos em outra oportunidade, o mouse ainda é uma peça fundamental, para muitos a mais importante na interação com computadores. Tolher dele a capacidade de acessar o menu principal do sistema, no caso do Windows 8 a tela inicial, não é muito arriscado?

Responda aí nos comentários e, se puder, na enquete da nossa página no Facebook também.

Marcados com: , , , ,
Publicado em Notícias
10 comentários sobre “Windows 8 sem menu Iniciar? Ok. Sem bolinha do menu Inicial!? Hm…
  1. Felipe Zorzo disse:

    Para chamar o menu Iniciar em computadores tradicionais (não-tablets), o único acesso seria via teclado, com a Windows key ou Ctrl + Esc, ambos caminhos já funcionais na versão atual do sistema.

    Na realidade, o Thurrot diz: “or mouse over the bottom left corner of the taskbar to bring up the Charms”. E a barra de “charms” já permite o acesso à Start screen.

    Btw, já que estamos falando de rumores, o Canouna (que é uma fonte bem confiável de informações) postou lá nos fóruns do My Digital Life que a orb virou um preview da Start screen e até postou uma espécie de mockup do novo “botão”.

  2. André disse:

    Tradução de mockup: “Estava sem ter o que fazer e decidi brincar no Photoshop”.

  3. Acho que será um problema porque é um conceito muito forte no Windows, quase uma marca registrada do SO. Para mim, não mudaria muita coisa também.

    Nessa hora que ser Apple faz a diferença. Ninguém estaria perguntando se é bom ou não retirar o menu iniciar, mas porque essa decisão é melhor. Igual a discussão da tela de 3.5 polegadas.

  4. Saint-Clair Stockler disse:

    Algo não está “batendo” nessa história. A Microsoft vai deixar a área de trabalho tradicional no Windows 8 justamente para facilitar, creio eu, a transição para as imensas mudanças trazidas pela futura versão. Quem quiser usar apenas as novidades do Windows 8, em especial a Metro UI, poderá fazê-lo, mas quem se sentir confortável com a área de trabalho que nos acompanha há décadas terá a opção de chamá-la. Agora me expliquem: por que a Microsoft mexeria na bolinha do Menu Inicial tradicional, a parte mais importante dessa interface antiga? Mais lógico então seria eliminar de vez a área de trabalho a que estamos costumados…

    • Felipe Zorzo disse:

      Eu também acho essa mudança meio estranha, e pode causar uma confusão legal. Não sei se o que a Microsoft está fazendo é certo ou não, prefiro esperar pra ver antes de opinar. Porém, acho que existe um motivo bem conceitual nisso: o desktop virou uma app.

      A “base” da interface agora é a Start screen e não o desktop, por isso, esse botão deve pertencer à interface Metro. Deixar a orb ali visível poderia sugerir que a Start screen é apenas um menu Iniciar mais bonito, mas não é essa ideia que a Microsoft quer passar. A interface Metro é a principal, o desktop é apenas um complemento.

      A ação de mover o mouse para o canto da tela, para acessar a Start screen, é um gesto que funcionará em qualquer app. Então, pensando no desktop como app, não faz sentido “duplicar” a funcionalidade. Pra que ter um botão especial na app pra fazer uma coisa que o sistema já faz por padrão? Vendo assim, essa mudança faz um pouco mais de sentido.

  5. Felipe Lima disse:

    nad pode ser tao agressivo, sempre tem que ter algum tipo de alternatica. se nao querem ver a fuça da bolinha bota como funçao para desativar ou nao.

  6. Jorge Afonso disse:

    Quando lançaram o Windws 7, eles denotaram a intenção de criar a dock bar na versão futura do sistema. Isso não me surpreende.

    Agora, eu ainda acho que o botão niciar poderia virar uma rounded dock como muitos conceitos já mostrados no DeviantART, ficaria foda.

  7. Luiz Alberto disse:

    eu que já estou usando o Windows 8 Há alguns meses posso afirmar com certeza. Podem tirar que não vai fazer falta.

  8. robson.sobral disse:

    Há uma função dos menus que ainda não foi substituída: mapear um programa. Sem os menus para você passear e conhecer um programa nos primeiros usos, a produtividade fica bem comprometida.

1 Pings/Trackbacks para "Windows 8 sem menu Iniciar? Ok. Sem bolinha do menu Inicial!? Hm…"
  1. [...] Hoje, a Microsoft mostrou alguns detalhes do seu sistema rodando em ARM no blog Building Windows 8, no vídeo, ela deu uma prévia do Word, Excel, PowerPoint e OneNote, softwares que compõem o Office. As imagens abaixo nos mostram como será nova interface, visivelmente diferente da versão anterior, o Office 15 tem a interface Ribbon minimizada ou removida, poupando espaço para o conteúdo que realmente importa. Perceba também que o botão “menu iniciar” sumiu, dando-se quase certo as especulações que a Microsoft iria aposenta-lo. [...]