Google anuncia Bouncer, verificador de malware do Android Market

Como controlar a disseminação de malware no Android Market sem afetar a abertura que tanto o difere da App Store?

O Google apresentou hoje o Bouncer, a resposta para essa (difícil) questão. É interessante notar que o problema, resguardadas as devidas diferenças, lembra um pouco o que a empresa enfrenta no seu buscador. Pense bem: lá a luta é contra páginas comprometidas e resultados de baixa qualidade ou que apelam para técnicas black hat, e o mecanismo criado pelo Google para evitar que essas páginas dominem os resultados é com algoritmos, ou seja, automático.

O Bouncer atua no mesmo sentido. Ele não muda em nada as experiências de desenvolvedores e usuários. Tanto o é que o sistema já está ativo há seis meses e só agora geral tomou conhecimento da sua existência. Do blog oficial vem uma explicação mais detalhada sobre o funcionamento:

“O serviço desempenha um conjunto de análises em novos aplicativos, aplicativos que já estejam no Android Market e contas de desenvolvedores. Ele funciona assim: uma vez que um app é enviado, o serviço imediatamente começa a analisá-lo em busca de malwares, spywares e trojans conhecidos. Ele também procura por comportamentos que indiquem que um aplicativo talvez esteja se comportando mal e o compara a outros analisados anteriormente para detectar possíveis infrações. Nós rodamos de verdade cada aplicativo na infraestrutura na nuvem do Google e simulamos como ele rodará em um dispositivo Android para procurar por comportamentos maliciosos ocultos. Nós também analisamos contas de desenvolvedores para prevenir que os maliciosos e com histórico ruim voltem.”

Parece tudo muito redondinho e com o plus de reverter a bagagem adquirida nas análises para aprimorar-se a si mesmo. Entre o primeiro e segundo semestres de 2011, o Bouncer ajudou a derrubar em 40% a incidência de apps maliciosos no Market.

Marcados com: , , , ,
Publicado em Notícias
4 comentários sobre “Google anuncia Bouncer, verificador de malware do Android Market
  1. Cobalto disse:

    Deixa eu ver se entendi:

    O Google deu um nome próprio como se fosse um produto para a validação de aplicativos submetidos ao Market, validação essa que deveria ser padrão desde sempre, avisa que tal sistema já está funcionando fazem 6 meses e a situação de aplicativos maliciosos no Android market está do jeito que está.

    Tá fazendo errado.

    • O bacana é que é um sistema automático. Não sei ao certo como é na Microsoft, mas a Apple revisa todos os apps submetidos manualmente; com o tempo, o Bouncer se tornará mais e mais eficiente. Todos ganham :-)

      []’s!

  2. Pode não estar mil maravilhas, mas só do Google admitir o problema já é de se comemorar, avançamos no ponto mais importante. :)

  3. denisalvesbh disse:

    Como diria o porteiro do prédio “degavarinho agente chega la” :D