Windows 8 recebe novidades no gerenciamento de conexões móveis

Screenshot de app da AT&T que mostra consumo de dados no Windows 8.

Aplicativo da AT&T para Windows 8 mostra plano de dados atual e informações para que o usuário chegue ao fim do mês com franquia disponível.

Você percebeu que o Windows 7 (e versões anteriores) torna a utilização de uma conexão 3G uma tortura no Brasil? Além de serem lentas, geralmente é necessário instalar um driver para usar o modem e um aplicativo para controlar o limite geralmente bem baixo de consumo de dados. A Microsoft sabe disso e demonstrou ao vivo algumas novidades com relação ao gerenciamento de conexões móveis durante a CES 2012.

Steven Sinofsky mostrou várias novidades no post do Building Windows 8 (em inglês). As novidades são bem animadoras, principalmente para quem possui plano de dados bem limitado. Há uma opção para reduzir o consumo que afeta principalmente a qualidade do streaming de vídeos, a sincronização de emails e as atualizações do Windows Update — elas não serão baixadas automaticamente quando o recurso estiver ativado

Gráfico demonstrando os ganhos em velocidade no estabelecimento de conexões Wi-Fi no Windows 8.

Conexão Wi-Fi em apenas 1 segundo: yes, we can.

O processo de conexão por Wi-Fi foi aprimorado. No Windows 7, eram necessários aproximadamente 12 segundos para que um usuário acessasse a Internet por uma rede sem fio — oito apenas para encontrar a rede — após o retorno do sistema do modo de espera. Com as mudanças no Windows 8, esse tempo caiu para apenas um segundo (!).

Outras novidades incluem um gerenciador de tarefas aprimorado (para exibir os dados relativos ao consumo de dados) e o modo avião, comum em smartphones. São mudanças claramente voltadas aos tablets, mas também podem indicar uma popularização das redes 3G/4G nos notebooks. Só não sei se isso é bom ou ruim. Se sem esses equipamentos as redes 3G das operadoras brasileiras já dão sinais de estarem mais saturada que o Metrô de São Paulo no horário de pico, imagina com eles…

Marcados com: , , , , ,
Publicado em Notícias
5 comentários sobre “Windows 8 recebe novidades no gerenciamento de conexões móveis
  1. Ibraim disse:

    Windows 8 promete. Quero ver esse 1 segundo para conexão sem fio.

  2. Marcelo Munhoz disse:

    Rapaz… A coisa está evoluindo mesmo!

  3. Cobalto disse:

    Quanto mais eu vejo essas demos do Windows 8, mais fascinado eu fico com essa nova versão que está para vir.

    Se a Microsoft não fizer nada de errado (por favor, não faça), o Win8 vai vir arrebentando a boca do balão :D

    • LAPSrj disse:

      Pra tablets acho difícil(na verdade, quase impossível) a Microsoft fazer algo errado, mas para desktops tem boas chances.